Onça pintada: o maior felino das Américas

A onça pintada é um animal da família dos felinos. Considerado o maior felino das Américas, pode atingir 1,90 metro de comprimento, 80 centímetros de altura e pesar até 135 quilos. No ranking mundial ela é o terceiro maior felino, atrás apenas do tigre e do leão.

O pelo desse animal é de cor amarela com manchas preta por todo o corpo, sendo esse o motivo de seu nome: onça pintada.

 

onça pintada habitat

 

Esse felino é encontrado na floresta Amazônica e no pantanal Brasileiro. Com hábitos noturnos a onça pintada costuma viver sozinha e dominar um determinado território.

O maior felino das Américas já viveu nos Estados Unidos e na Argentina, mas foi extinto desses países. No brasil, infelizmente o número de onças pintadas vem diminuindo devido a ocupação humana com a pecuária. Atualmente ela é considerada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) como espécie vulnerável.

A alimentação da onça pintada consiste em animais silvestres, como peixe, capivara, veados, tatus, macacos e até mesmo jacaré. Por vezes esse animal costuma abater o gado, fazendo com que alguns fazendeiros matem onças para evitar a predação. Sua mordida é a mais forte dentre todos os felinos, sendo capaz de quebrar até mesmo o casco de uma tartaruga.

 

LEIA TAMBÉM:

Conheça a maior cobra de todos os tempos

Vacas poluem mais que carros

 

 

Alimentação da onça pintada

 

Para quem tem coragem e deseja ver uma onça pintada na natureza, seguir pegadas ou restos de animais devorados por ela são boas pistas. Mas não pense que esse animal é fácil de ser visto em seu habitat natural. Por ter o habito de viver sozinha e com a diminuição no número de indivíduos, ela raramente é vista. Isso sem falar que sua camuflagem dificulta mais ainda de ser avistada em meio a vegetação.

O território de um único macho pode ter até 200 quilômetros quadrados. A gestação da onça pintada dura de 95 a 105 dias e, após dar cria, a mãe cuida do filhote por cerca de 2 anos, quando este já aprendeu a caçar e viver sozinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *