Cadáveres podem ficar arrepiados?

 Parece bem assustador, mas sim, os cadáveres podem ficar arrepiados! Aqueles arrepios que você sente, principalmente nas pernas, braços e pescoço, quando está com frio ou sente alguma sensação estranha.

Isso parece meio louco, pois os mortos não podem sentir frio ou ficarem assustados. Sendo assim, porque os mortos podem ficar arrepiados?

 

Porque ficamos arrepiados?

arrepios

Uma pessoa que está viva terá arrepios como uma maneira de seu corpo tentar se aquecer. A pele se projeta e forma pequenas protuberâncias que elevam o cabelo sobre a pele na esperança de prender o ar quente mais próximo da pele.

Alguém também pode ficar arrepiado como uma reação emocional a algo que ouve ou vê. Isso é causado por uma liberação de adrenalina no corpo.

Arrepios só aparecem onde o folículo piloso está presente. Abaixo de cada folículo capilar estão minúsculos músculos que desencadeiam uma resposta para o cabelo ficar na borda. Os minúsculos músculos essencialmente se contraem ou se flexionam, o que faz com que o cabelo fique em pé e arrepie-se para aparecer.

Ao executar esse mecanismo, ele permite que o corpo utilize um método para sustentar o calor ou alertar-se para o perigo. Então eu acho que você está se perguntando o que diabos isso tem a ver com cadáveres ficando arrepiados?

 

Porque os mortos ficam arrepiados? 

curiosidades bizarras

Quando uma pessoa morre, um dos processos iniciais de decomposição é o rigor mortis (rigidez cadavérica). Quando o rigor mortis se fixa nos músculos, isso faz com que o corpo endureça.

Agora, mais uma vez, logo abaixo dos folículos pilosos, há pequenos músculos que também se contraem. Quando estes músculos se contraem, ou se flexionam aparecem as saliências elevadas, dando a aparência de que a pessoa morta tem arrepios.

Os arrepios em cadáveres não é algo tão comum de acontecer. Embora o mecanismo seja o mesmo que com os vivos, com os pequenos músculos se contraindo para fazer com que os pelos levantados, o princípio não é o mesmo.

Por exemplo, o principio em vida seria a exposição ao frio, ou passar as unhas do dedo em um quadro-negro, enquanto que para os mortos é causado por um processo natural de decomposição.

 

Bem assustador, não é? Então daqui para a frente você não precisa mais ficar com medo quando ver alguém morto com os pelos arrepiados.

E se você gostou, ou já viu alguém que estava morto ficar arrepiado, conta aí para a gente nos comentários. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *