Vacas poluem mais que carros

Parece um título meio louco para uma notícia, mas é verdade, as vacas poluem mais que carros. Claro que quando nos referimos a vacas estamos nos referindo aos bois também. Isso porque o gás metano emitido pelos bovinos polui mais que o CO2 emitido pelos automóveis.

 

Como isso é possível?

pum da vaca camada de ozonio

Durante a digestão os bovinos produzem uma grande quantidade de metano, um gás que é responsável por cerca de 23% dos gases causadores do efeito estufa, e que é um dos que mais retém os raios solares no nosso planeta.

Cada boi ou vaca, produz entre 70 e 120 kg de metano por ano. De acordo com dados do IBGE, somente no brasil existem mais de 218 milhões de bovinos, imagina se somado com o restante do mundo.

Estudos sobre o impacto da pecuária no aquecimento global abrange vários aspectos da produção no campo. Em especial um estudo que foi financiado pelo Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO).

Uma das principais descobertas foi que animais de fazenda como porcos, gado, aves e pequenos ruminantes, em países subdesenvolvidos, exigem muito mais alimentos para produzir um quilo de proteína, do que animais em países desenvolvidos e produzem mais emissões que animais de fazendas em países industrializados.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS), também mostra que a qualidade da dieta de um animal faz uma grande diferença na eficiência alimentar e intensidade de emissão.

Como exemplo podemos citar uma vaca que é criada em regiões mais áridas, onde a vegetação tem menos proteína, precisará consumir mais alimento que uma vaca criada em lugares onde a vegetação apresenta uma maior concentração proteica.

 

O gado é culpado pelo aquecimento global?

como o gado produz gas metano

Não podemos deixar de admitir que a pecuária tem um impacto no aquecimento global. Com o desenvolvimento as pessoas passam a consumir mais carne e laticínios, o que requer a cada dia uma maior produção de animais para suprir essa demanda. As expectativas são que o consumo de carne, leite e derivados, só aumentem nas próximas décadas, tanto por causa das condições financeiras, quanto pelo crescimento da população mundial.

Pesquisadores buscam vários meios de diminuir o impacto da criação de gado no aquecimento global. Diminuir o consumo de carne, o aumento da população mundial, todas estas são questões importantes a serem discutidas por especialistas no assunto. O fato é que, mais gente, mais consumo, consequentemente maior produção de gado. Aonde vamos parar pode parecer assustador e, isso é um grande desafio que os pesquisadores do assunto tem para resolver, caso contrário a emissão do gás metano só aumentará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *