O que são os Zangbetos?

Os zangbetos são rituais praticados em alguns países do continente africano.  A palavra zangbeto significa homens da noite, isso porque, esse ritual foi criado pelos guardiões das aldeias em que viviam. Mas o tempo passou e esse ritual se transformou em uma religião local, praticada em algumas tribos de países como Benin e Togo.

Os zangbetos são estruturas feitas com palha, onde segundo seus praticantes, espíritos selvagens não humanos entram e passam a dançar. Para muitas pessoas, esse culto representa a força da bruxaria que existe na África. Algumas pessoas já foram até esses locais para presenciar como estruturas de palhas, saem dançando no meio do ritual.

 

Quem criou os zangbetos?

bruxaria dos zangbetos

De acordo com a lenda, Zangbeto e seus dois irmãos estavam lutando um contra o outro pelo trono de seu pai, quando na noite anterior à batalha final, Zangbeto, o mais novo, que liderou um pequeno exército e foi assediado pelos outros dois irmãos, teve uma visão: uma entidade sobrenatural sugeria que ele e seus soldados se cobrissem de palha e fossem de encontro a seus inimigos que fingindo serem espíritos da floresta. O truque funcionou: seus dois irmãos ficaram com medo e fugiram. O irmão mais novo se tornou o novo rei.

A lenda reforça a figura de Zangbeto, apresentada como libertadora e protetora dos fracos. Zangbeto, portanto, veio a ser adorado. Com o tempo, apesar de seu trabalho principal acontecer à noite, Zangbeto começou a fazer aparições também durante o dia, a fim de mostrar a todos, seus poderes sobrenaturais.

Zangbetos fazem sua aparição quando o ministro da adoração, chamado Zangan, em pé na frente de uma casa, começa a chamar pelo nome de vários Zangbetos. Quatro seres saem então de dentro de uma casa, cada um deles usa uma cobertura diferente feita com chifres e pedaços de couro. Este ritual ocorre em um lugar público onde as pessoas se reúnem. Alguns músicos tocam bateria e chifres durante a performance dos Zangbetos.

Os seres mais venerados da aldeia são Heviossô (raio) e Sakpata (varíola). Os outros dois Zangbetos são chamados “a força da juventude” e “a grande potência”, portanto. Cada ser cultuado é acompanhado por pelo menos dois Gbetovis, os filhos dos vigias noturnos, jovens iniciados da sociedade secreta local de Zangbeto.

 

Leia também:

10 trabalhos mais estranhos no mundo

Vacas poluem mais que os carros

 

Um mistério

Os praticantes dessa religião mantêm seus segredos muito bem guardados. Alguns curiosos e estudiosos que foram a esses locais, a fim de descobrir mais sobre supostos espíritos que se manifestam em estruturas de palhas fazendo-os dançar e em certos casos até mesmo levitar.

Nenhum membro dessas tribos revelam os mistérios acerca dos zangbetos. Muitos afirmam que tudo isso não passe apenas de truques humanos, afim de aparentar uma possível manifestação sobrenatural. Para outros, essa é uma prova da força que a alta magia praticada pelos africanos.

Logo abaixo deixo dois vídeos para você tirar suas próprias conclusões sobre este assunto. Em um desses vídeos aparecem zangbetos voando sobre as pessoas.

Vídeo de zangbeto dançando

Vídeo de zangbeto voando

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *