O significado do olho de Hórus

Existem muitos símbolos famosos que chegaram até os nossos dias e se tornaram parte do imaginário coletivo em relação à cultura egípcia. Um deles é o olho de Hórus também conhecido como o olho de Ra ou o olho que tudo vê.

Muitas múmias de faraós importantes e vários túmulos continham esse símbolo misterioso. Tudo isso significa que, na época, era um poderoso amuleto, com um forte significado simbólico e com sua própria utilidade.

Para entender o significado do olho de Hórus, é importante conhecer a história de sua criação pelos antigos egípcios, e conhecer um pouco da mitologia do antigo Egito.

O Deus Hórus

olho da providencia

Hórus é o Deus com cabeça de falcão, que era o filho de Isis e Osíris. De acordo com a história contada, Osíris foi assassinado por seu irmão Seth. No entanto, os restos de Osíris foram recuperados por sua esposa Isis, que usou de uma magia para trazê-lo de volta à vida por tempo suficiente para engravidá-la.

Dessa relação nasceu Hórus. Com o nascimento do filho, Isis fugiu para se esconder, pois ela sabia que Seth iria querer matar Hórus. Isis apresentaria seu filho ao mundo e ao tio Seth somente quando ele estivesse pronto para vingar seu pai e derrotar seu tio.

A batalha entre os dois deuses durou oito anos. Durante uma perseguição no deserto, Seth feriu gravemente o olho de Hórus, que foi recuperado por Thoth, o Deus da sabedoria.

Seu olho direito passou a representar o sol, e o olho esquerdo, a lua. Obviamente, muito mais pode ser encontrado, com variações da mesma história na literatura, mas essa é a representação geral.

As partes do olho de Hórus

antigo egito

Uma curiosidade sobre o olho de Hórus é que ele não é apenas um símbolo mágico, mas é também um exemplo do conhecimento matemático adquirido pelos antigos egípcios. No mito mencionado acima, Seth rasgou o olho de Hórusem seis partes. Como símbolo, o Olho de Hórus contém seis partes.

Cada um deles recebeu uma fração como unidade de medida – o lado direito do olho é 1/2, a pupila 1/4, a sobrancelha 1/8, o lado esquerdo do olho 1/16, a cauda curva 1 / 32, e a lágrima 1/64. Essas frações somam 63/64, e a parte que falta é dita representar os poderes mágicos de Thoth, ou para ilustrar que nada é perfeito.

O significado do olho de Hórus

mitologia do antigo egito

Embora a antiga civilização egípcia tenha chegado ao fim, a crença nos poderes desse símbolo continuou e ainda é usado por muitos hoje em dia. Por exemplo, nos países do Mediterrâneo, os pescadores costumam pintar esse olho em seus navios para proteção. Além disso, muitas pessoas ainda usam o olho de Hórus como joias ou tatuagens, para se proteger contra a inveja. O olho que tudo vê é popular entre os ocultistas, assim como os teóricos da conspiração, que veem nesse símbolo não apenas como um amuleto protetor, mas também como um poder, conhecimento e ilusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *