A história de Samuel Colt: o inventor do revolver

Samuel Colt tinha pouco mais de 21 anos quando criou sua fábrica de armas, cuja produção lhe rendeu muito dinheiro e fama internacional. Um homem cujo nome é considerado sinônimo de revólver, nasceu em 19 de julho de 1814 em Hartford, Connecticut, EUA. Ele veio de uma família de comerciantes, mas em sua juventude mostrou interesse por maquinas, em especial, ele era fascinado por armas de fogo.

Conheça um pouco da história de Samuel colt, o Homem que inventou o revolver.

Quem foi Samuel Colt

samuel colt wikipedia

Colt perdeu sua mãe logo na infância, e não demorou muito até que seu pai Christopher Colt se casasse novamente. A família de Samuel Colt contava com oito irmãos, das quais, três delas morreram logo na infância ou cometeram suicídio mais tarde. Os demais irmãos viveram bastante, com exceção de John C. Colt que, após matar um garimpeiro no ano de 1841, foi capturado e condenado a morte, mas acabou cometendo suicido no dia de sua execução.

Aos 11 anos de idade Samuel Colt foi enviado para uma fazenda, onde fazia algumas tarefas e recebia educação. Nesse período ele teve contato com uma enciclopédia cientifica ” Compendium of Knowledge”, onde pode estudar sobre a história da pólvora, além de inventos que eram considerados impossíveis, até serem realizados. Isso despertou nele o desejo de se tornar um inventor famoso.

Foi nesse tempo que ele teve a ideia de criar uma arma de fogo, que fosse capaz de disparar mais de um tiro, sem que para isso fosse preciso recarregar.

Aos 15 anos de idade, foi trabalhar na fábrica de têxtil de seu pai em Massachusetts, onde teve contato com ferramentas que lhe ajudaram a desenvolver melhor as suas ideias. No ano de 1832, Colt tornou-se marinheiro. Foi nesse tempo que ele pode colocar em pratica a sua ideia: uma arma com um tambor rotatório, que permitia uma recarga rápida e sequencial.

Voltando para Massachusetts, ele apresentou o projeto para seu pai, que de início não se impressionou com o invento, mas resolveu financiar o desenvolvimento dos primeiros revólveres. Por terem sido feitas com materiais de má qualidade, as duas primeiras armas não funcionaram muito bem. Uma não conseguiu disparar e a outra acabou explodindo. 

Em 1835 Samuel Colt foi para Inglaterra onde queria aprender mais sobre rifles. De volta aos Estados Unidos e após patentear a sua ideia, ele montou sua primeira fábrica de armas de fogo em Nova Jersey.

Leia também:

Veja quem inventou a roda

O pé de maçã de Isaac Newton continua vivo

A fabricação de Armas de fogo

colt 1835

Em comparação com as primeiras armas da década de 1830 e, graças à mecanização de sua produção, elas foram vendidas a um preço oito vezes menor –  cerca de 25 dólares cada. A primeira arma recebeu o nome de “Colt Peterson”, que contava com uma câmara giratória com capacidade para cinco munições.

Os revólveres tornaram-se um dos símbolos do Velho Oeste, e entre seus compradores estavam colonos, vaqueiros e residentes de outros estados Americano. Muitos deles acreditavam na garantia de Colt, de que ter uma arma lhes garantiria proteção efetiva contra criminosos.

Em 1847, Colt projetou um revólver Walker de cinco tiros. Logo depois, o governo dos Estados Unidos comprou 1.000 revólveres para uso na Guerra do México. Colt estava agora com condições de abrir uma nova fábrica em Hartford. Em 1855, a Colt tinha a maior fábrica privada de armas do mundo. Ele produziu uma grande variedade de revólveres diferentes.

Os revólveres rápidos de Samuel Colt revolucionaram o mercado de armas de fogo do século XIX. Durante a Guerra Civil Americana, sua fábrica vendeu 300.000 revólveres e 100.000 fuzis. Essas armas foram compradas pelos dois lados.

Samuel Colt foi convocado para o exército Americano para o posto de Coronel em 1861, mas nunca participou de um combate. Logo após a guerra, no dia 10 de janeiro de 1862 ele faleceu. Nessa época Colt era o inventor mais rico dos Estados Unidos, com uma fortuna de 15 milhões de dólares. Sua empresa funciona até os dias de hoje e, suas ideias inovadoras fizeram muita diferença no campo bélico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *