Quem inventou o futebol?

Desde de datas muito antigas o ser humano tem um gosto e um orgulho muito grande em jogar bola.

Muitos são os esportes que são jogados utilizando bolas e estratégias em equipe, e isso não começou a pouco tempo atrás, esportes parecidos com o futebol, futsal e outros similares, são jogados há milhares de anos.

O futebol como é conhecido hoje, foi uma constante construção de modalidades de jogos que eram parecidos com o que existe hoje.

Outros jogos que tinham o fundamento em manter a posse de bola, levar a bola até um alvo que o adversário defendia (algo parecido com um gol) e outros aspectos parecidos já eram jogados antes da criação do futebol.

A pré-história do futebol

quem inventou o elástico no futebol

Antes de surgir o futebol clássico que vemos hoje, existiram jogos bem parecidos e vamos falar um pouco sobre esses jogos aqui, logo abaixo:

Epísquiro

Um dos jogos de bola mais antigos conhecidos ainda pela humanidade é o jogo chamado epísquiro, que era praticado na antiga Grécia e lembra um pouco o futebol apesar de carregar aspectos diferentes.

O epísquiro era jogado por duas equipes de normalmente 12 até 14 jogadores, onde a missão era a bola da equipe alcançar uma linha que a outra equipe defendia.

É o jogo de bola que a humanidade menos sabe a respeito, mas ainda é uma linha da história do futebol que conhecemos hoje em dia.

Tsu-Chu

Outro jogo muito similar ao futebol que foi praticado a muitos anos atrás e é reconhecido como uma das fontes criativas do futebol é o tsu-Chu.

Um esporte que foi criado pelos chineses e atualmente é até reconhecido pela FIFA como um precursor do futebol. Segundo os historiadores, o tsu-Chu foi criado entre as datas de 206 a.C à 220 a.C durante a dinastia chinesa Han.

Algumas fontes indicam algo curioso sobre o esporte, que teria sido criado para fins de treinamento militar. Interessante não?

Atualmente o tsu-chu é um jogo sem popularidade e pouco conhecido, porém, ao contrário do epísquiro, ainda existem algumas províncias que mantêm a tradição e jogam o jogo com as regras antigas, mantendo a tradição de mais de dois mil anos atrás.

Harpastum

E vamos para o último jogo da lista de jogos similares ao futebol. O jogo chamado Harpastum era muito jogado pelo povo Romano, esse era um jogo de bola disputado com os pés e também com as mãos.

No harpastum, era utilizada uma bola pequena, mais ou menos do tamanho de uma bola de baseball. Sabe-se que harpastum foi um jogo posterior ao epísquiro e que tinha como base algumas regras do seu antecessor.

Segundo as crônicas da época e a herança histórica que possuímos do jogo, o jogo é muito similar ao que hoje conhecemos como rugby, devido à utilização das mãos na disputa pela bola e em algumas fontes é comentado até a utilização de tacos.

Como o tsu-chu, o harpastum é um jogo que foi inventado com o objetivo de treinar militares e como preparo físico para os mesmos.

Leia também:

Mas e o futebol, quem inventou?

O futebol foi uma constante construção de modalidades de jogos que eram parecidos com o que existe hoje. Confira!

Não seria correto afirmar que uma única pessoa inventou o futebol, afinal, esportes muito parecidos são praticados há mais de dois mil anos.

Porém, a história do nosso futebol moderno começou a partir do século 9, nos países Europeus que começaram a desenvolver regras similares às que existem até hoje.

A história do futebol moderno

Tendo início no século IX na Europa, o futebol moderno nascia com algumas regras que foram se desenvolvendo e se espalhando como uma modalidade pela Europa. Na Inglaterra, o jogo foi aclamado e começou a ser praticado por uma grande porção de jogadores.

O futebol que conhecemos hoje foi inserido em escolas públicas como forma de entreter crianças e adolescentes no país da Grã-Bretanha, no século XVI, e sua popularidade só cresceu, agora como um esporte que poderia ser praticado por adultos, adolescentes e crianças.

Longe de ser uma forma de treinamento militar, o esporte se tornava uma fonte de entretenimento e diversão para todas as idades.

No século XVI o formato do futebol já era parecido com o que conhecemos hoje, dois times e dois gols dispostos no campo.

Conforme o jogo ganhava mais popularidade, regras foram implementadas e, por volta do ano de 1700, começaram a surgir clubes de futebol na Grã-Bretanha. Após um pouco mais que 150 anos, em 1863, foi criada a primeira Associação de Futebol, que reuniu diversas regras que eram praticadas dentro do país, afim de regulamentar e criar apenas um estilo de jogo que fosse praticado em todo país.

Já presente na Europa, o futebol foi regulamentado e agora existia apenas um conjunto de regras. Depois da criação da Associação de Futebol, o esperte começou a se espalhar pela Europa e sua popularidade nunca mais parou de crescer.

Na chegada do século XX, vários países da Europa criaram suas próprias ligas de futebol e passaram a criar torneios internacionais para o esporte.

A federação mais importante do futebol, a FIFA, foi fundada em 1904 como resposta ao grande aumento da popularidade do esporte.

E em 1930, ocorria a primeira copa mundial de futebol, que reunia diversos países com seus melhores jogadores para disputar o torneio mundial. A primeira copa do mundo de futebol foi realizada no Uruguai e teve presente diversos países, inclusive da Europa.

De lá para cá, é fato que o futebol é um dos esportes mais conhecidos e aclamados no mundo inteiro e reúne fãs em todos os países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *