Quem foi Genghis khan?

Você já ouviu falar ou sabe quem foi Genghis Khan? Nascido em 1162, perto do Lago Baikal, Mongólia, o governante guerreiro mongol foi um dos mais famosos conquistadores da história. Ele consolidou as tribos em uma Mongólia unificada e, em seguida, estendeu seu império pela Ásia até o Mar Adriático.

Genghis Khan nasceu Temüjin para um clã real dos mongóis. Quando ele tinha nove anos, seu pai Yesügei foi envenenado e Temüjin foi mantido em cativeiro por seus ex-partidários. Mais tarde, ele escapou, matou seu meio-irmão e começou a reunir apoiantes e mão-de-obra na adolescência.

Depois de se tornar o chefe de seu clã, Genghis forjou alianças com outros clãs. Acabou por exterminar a nobreza existente e dominar tribos inimigas, como os tártaros. Em 1206, uma assembleia de líderes declarou-o imperador universal da estepe mongol.

Quem foi Genghis Khan dentro do contexto histórico

genghis

Apenas fontes não-mongóis fornecem informações contemporâneas sobre a vida de Genghis Khan. Quase todos os escritores, mesmo aqueles que estavam no serviço mongol, têm insistido na enorme destruição causada pelas invasões mongóis. 

Entretanto, o governador mongol não foi o primeiro nem o último conquistador nômade a sair da estepe, aterrorizando os colonos. Suas campanhas eram apenas maiores em escala, mais bem-sucedidas e mais duradouras do que as de outros líderes. 

Eles impingiram mais violentamente aqueles povos sedentários que tinham o hábito de registrar eventos por escrito. Também afetaram uma grande parte do continente eurasiano e uma variedade de sociedades diferentes.

A história das conquistas mongóis ilustra perfeitamente uma boa análise sobre quem foi Genghis Khan. É contra o pano de fundo de contrastes e tensões políticas que a vida do governador deve ser avaliada. 

Suas campanhas eram o resultado de um conjunto de circunstâncias manipuladas por um soldado de ambição, determinação e gênio forte. 

Ele encontrou seu mundo tribal pronto para a unificação. E fez isso em uma época em que a China e outros estados estabelecidos estavam simultaneamente em declínio. Genghis apenas explorou a situação.

Trajetória de vida

khan

Várias datas são dadas para o nascimento de Temüjin. O nome Genghis Khan foi dado depois que um líder foi derrotado por seu pai, Yesügei.

A cronologia do início da vida de Temüjin é incerta. Ele pode ter nascido em 1155, em 1162 ou em 1167.

Segundo a lenda, seu nascimento foi auspicioso, porque ele veio ao mundo segurando um coágulo de sangue na mão. Também dizem que ele tem a origem divina. Seu primeiro ancestral, ao que parece, foi um lobo cinzento, classificando-o como “nascido com um destino do céu no alto”.

No entanto, para entender quem foi Genghis Khané preciso saber que seus primeiros anos foram tudo menos promissores. Quando ele tinha nove anos, Yesügei, um membro da realeza, foi envenenado por um bando de tártaros. Isso ocorreu para dar continuidade a uma antiga rivalidade.

A família Taychiut abandonou sua viúva, Höelün, e seus filhos. Eles foram considerados muito fracos para exercer a liderança. Assim, foi tida a oportunidade de usurpar o poder de Yesügei. 

Por um tempo, a pequena família levou uma vida de extrema pobreza, comendo raízes e peixes. Eles não tinham a dieta nômade normal, que era carne de carneiro e leite de égua. 

Temüjin e sua família aparentemente preservaram um considerável fundo de prestígio como membros do clã real de Borjigin. Ainda eram respeitados, apesar da rejeição. 

Leia também:

A subida ao poder

estátua na mongólia

A descoberta de quem foi Genghis Khan de verdade, se dá na sua vida adulta e suas lutas. Com poderosos aliados e uma força própria, Temüjin derrotou o Merkit.

Ele tentava nunca deixar um inimigo em sua retaguarda. Anos mais tarde, antes de atacar a China, primeiro certificou-se de que nenhum líder nômade sobreviveria para apunhalá-lo pelas costas. 

Não muito tempo depois da destruição do Merkit, tratou a nobreza do clã Jürkin da mesma maneira. Esses príncipes, supostamente seus aliados, haviam lucrado com sua ausência em um ataque contra os tártaros para saquear sua propriedade. 

Temüjin exterminou a nobreza do clã e tomou as pessoas comuns como seus próprios soldados e servos. A essa altura, seu poder já tinha crescido o suficiente para ele arriscar um confronto final com os tártaros.

Genghis Khan, primeiramente, os derrotou em batalha e depois abateu todos aqueles mais altos que a altura de um eixo de carroça. Presumivelmente, as crianças poderiam crescer ignorando sua identidade passada e se tornariam seguidores leais dos mongóis. 

Quando a aliança com Toghril dos Kereit finalmente desmoronou, Genghis teve que se desfazer desse obstáculo ao poder supremo. Ele dispersou o povo Kereit entre os mongóis como servos e tropas. 

Essa crueldade não era mera crueldade irresponsável. Temüjin não pretendia deixar nenhum dos antigos aristocratas rivais vivos. Eles poderiam ser um foco de resistência. Além disso, proveriam forças de combate e, acima de tudo, esmagariam o senso de lealdade dos clãs. 

Unificação da nação mongol

Temüjin

Esse é um ponto forte dentro do questionamento sobre quem foi Genghis Khan. O ano de 1206 foi o auge de virada na história dos mongóis e na história do mundo.

Foi o momento em que os mongóis estavam prontos para sair da estepe. A própria Mongólia assumiu uma nova forma. As pequenas brigas e invasões tribais eram coisas do passado. 

Uma nação mongol unificada surgiu como a criação pessoal de Genghis Khan. E, através da desintegração feudal, retribalização, ocupação colonial, entre outros, sobreviveu até os dias de hoje. 

As ambições mongóis olhavam além do estepe. Genghis Khan estava pronto para começar sua grande aventura de conquista do mundo. A nova nação foi organizada, acima de tudo, pela guerra. 

As tropas estavam divididas no sistema decimal, eram rigidamente disciplinadas e estavam bem equipadas e supridas. Os generais eram seus próprios filhos ou homens que Genghis escolhera, absolutamente leais a ele.

E novamente se dá a pergunta em termos mais amplos: quem foi Genghis Khan? Um gênio militar que poderia se adaptar a circunstâncias que mudavam rapidamente. 

Com o exército que possuíam, outros nômades poderiam ser derrotados, mas as cidades não poderiam ser tomadas. No entanto, em pouco tempo, os mongóis foram capazes de empreender o cerco das grandes áreas, usando:

  • Catapultas;
  • Escadas;
  • Óleo queimado;
  • Desviando dos rios;
  • E assim por diante.

Foi apenas gradualmente, que Genghis percebeu que havia formas mais sofisticadas de desfrutar do poder. Ele não precisava simplesmente atacar, destruir e saquear. 

Foi assim, com uma personalidade complexa, grande força física, tenacidade de propósito e uma vontade inquebrantável, que o governante guerreiro marcou época.

Saber quem foi Genghis Khan nos esclarece pontos importantes da história mundial. É um conhecimento que agrega sabedoria e valor cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *