Quanto pesa o planeta Terra?

O ideal seria perguntar qual a massa da terra. Mesmo assim é comum as pessoas perguntarem quanto pesa o planeta Terra. Então o peso do planeta Terra é seis sextilhões de toneladas, ou 6 x 1024 Kg, ou (6.000.000.000.000.000.000.000 kg), bastante números não é mesmo?

 

Como se mede o peso do planeta terra?

Bem, se você já frequentou o ensino médio, você deve se lembrar de Isaac Newton. Ele desenvolveu uma formula que nos permite calcular esse peso. Uma vez que é possível calcular a força de atração entre o nosso planeta e outro corpo. Não que ele tenha baseado seus estudos com a finalidade de medir a massa do nosso planeta. Mas graças aos seus estudos hoje é possível chegarmos a esse valor.

Acontece que qualquer objeto tem uma força gravitacional. Se você colocar duas bolas de boliche, uma do lado da outra elas se atraem. A atração é extremamente pequena nesse caso, isso porque a atração de uma bola com a outra sofre uma interferência gigantesca da atração exercida pelo nosso planeta.

A equação a seguir mostra a atração gravitacional que dois objetos têm um sobre o outro:

 

F = G (M1 * M2 / R 2)

 

  • F é a força de atração entre eles.
  • L é a constante de 6,67259 x 10 -11 m 3 / kg s 2.
  • M1 e M2 são as duas massas que se atraem.
  • R é a distância que separa os dois objetos.

 

Agora supondo que a Terra seja uma das massas (M1) e que um objeto de 1 kg seja a outra (M2). A força entre eles é de 9,8 kg * m /s 2 – podemos calcular essa força soltando o objeto de 1 kg e medindo a aceleração que o campo gravitacional da Terra aplica a ele (9,8 m / s2 ).

O raio do planeta Terra é de 6.400.000 metros. Se você ligar todos esses valores e resolver para M1, verá que a massa da Terra é de 6.000.000.000, 000.000.000.000 de quilos (6 x 1024 quilos ou 1,3 x 1025 libras).

 

A composição do planeta Terra

qual o peso da terra em kg

O planeta Terra é composto aproximadamente de 32% de ferro, 30% de oxigênio, 15% de silício, 14% de magnésio, 3% de enxofre, 2% de níquel, 1,5% de cálcio e 1,4% de alumínio, sendo o restante composto por microminerais. Enquanto isso, a região central é composta principalmente de ferro (88,8%), com grandes quantidades de níquel (5,8%), enxofre (4,5%) e menos de 1% de microminerais.

 

O planeta Terra aumenta o peso?

Sim, anualmente nosso planeta recebe cerca de 40.000 toneladas de poeira espacial. Os meteoros estão na lista que compõem essa poeira espacial. Mas a maior parte dessa poeira é o resto do material que sobrou de quando o nosso sistema solar foi formado. Essa poeira é adicionada ao nosso planeta graças a gravidade que atrai esse material quando se aproxima de nós.

 

O planeta Terra perde peso?

A resposta também é um SIM!  E vamos analisar agora se ganhamos mais ou perdemos peso em nosso planeta. A cada ano cerca de 95.000 toneladas de hidrogênio e 1600 toneladas de hélio deixam a Terra para o espaço exterior. Esses elementos são muito leves para que a gravidade do planeta consiga puxa-los de volta, com isso eles se vão para o espaço para sempre.

Se calcularmos o que o planeta ganha e o que perde, veremos que perdemos cerca de 50.000 toneladas anualmente. Isso representa apenas 0,000000000000001% da massa total de nosso planeta.

 

Ahhh… caso você venha a se questionar sobre a quantidade de pessoas que nascem todos os anos e as construções que são feitas, se elas não representam um aumento no peso do planeta Terra. A resposta é NÃO! Isso porque os seres vivos e as construções são feitos com matérias já existentes na Terra.

E em relação aos foguetes e satélites que são enviados para a orbita da Terra, em sua maioria eles acabam retornando ao planeta. Com isso essas perdas são quase zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *