Qual a temperatura da lava vulcânica?

Quando você olha aquele rio de lava escorrendo após uma erupção vulcânica, você se pergunta: Qual a temperatura da lava de um vulcão?

Para tirar sua dúvida é interessante primeiro compreender a composição da lava vulcânica. Então vamos lá

Quando um vulcão expele o magma para a superfície, que entra em contato com o oxigênio e outros gases da atmosfera, é então transformado em lava. Uma vez expelida, essa lava irá escorrer pelas encostas, destruindo tudo o que tiver pela sua frente.

A temperatura dessa lava pode variar de acordo com a sua composição química. Por exemplo, a lava de basalto possui uma alta porcentagem de componentes metálicos, por esse motivo ela chaga a atingir as temperaturas máximas em comparação a outros tipos de lavas.

 

Veja abaixo o vídeo de lavas vulcânicas destruindo tudo pela frente:

 

 

Então qual a temperatura da lava vulcânica?

Para derreter rochas e tudo que ela encontra em seu caminho é preciso uma temperatura muito alta. De maneira que a temperatura mínima da lava é de 300°C. isso ainda não é uma temperatura tão alta, uma vez que um forno de pizza chega a atingir esse mesmo valor.

No entanto, oposto a essa temperatura mínima, um vulcão pode expelir lavas com temperaturas de até 1.200°C.

E caso você se pergunte como os cientistas conseguem medir temperaturas tão altas? Eu explico para você.

É claro que nenhum ser humano iria se aproximar de um rio de lavas com temperatura de até 1.200 °C. Para isso existem termômetros resistentes o suficiente para medir esses “rios de fogo”. Esses termômetros são feitos de cerâmica e aço inoxidável e são capazes de medir tais temperaturas.

Outro fato que você precisa saber é que, quanto mais quente for a lava, mais rápido ela escorrerá. Com isso, os pesquisadores mais experientes conseguem medir a temperatura de acordo com a velocidade da lava, conhecendo a composição das montanhas da região do vulcão.

Saiba também que: a densidade da lava vulcânica é três vezes maior que a da água. Portanto, se alguém cair em um vulcão ou em um rio de lava, ela não vai afundar, mas sim, ficar flutuando enquanto o corpo é consumido pelas chamas.

 

Leia também:

Descoberto o maior vulcão da Terra

Porque a água do oceano é salgada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *