Qual a origem da expressão pé rapado?

De acordo com o costume popular, uma pessoa que é chamada de pé rapado é aquela com pouca condição financeira. Mas porque a expressão pé rapado e qual a sua origem? Confira de onde surgiu essa expressão:

 

No período colonial brasileiro as pessoas de mais condições financeiras andavam em cavalos, enquanto as mais pobres geralmente andavam a pé. Como o chão não era pavimentado, era comum haver lama, fazendo com que as pessoas mais humildes daquela época sujassem seus pés.

Para diminuir a sujeira de lama nos pisos dos prédios públicos e igrejas, geralmente eram colocados na frente desses imóveis um objeto de ferro que servia para que as pessoas esfregassem a sola de seus calçados a fim de retirar a lama antes de entrarem. Veja a imagem abaixo.

pé rapado igreja

Como os mais ricos andavam a cavalo, eles não sujavam seus sapatos, mas os mais pobres acabavam andando pisando na lama e eram exatamente eles quem acabavam tendo que “rapar os pés” nesses objetos antes de entrar nesses lugares. Daí a expressão pé rapado ser usada para se referir a uma pessoa pobre.

A data exata do surgimento da expressão pé rapado não é precisa, mas, sabe-se que ela já foi usada em versos fitos por Gregório de Matos na segunda metade do século XVII, em que ele dedica seus versos a uma baiana mulata que lhe pediu dinheiro para arrumar seu sapato.

“Se tens o cruzado, Anica,

Manda tirar os sapatos,

E senão lembra-te o tempo

Que andaste de pé rapado. ”

 

Já durante a guerra dos mascates em 1710, a expressão pé rapado foi usada de forma pejorativa para se referir ao exército de camponeses que andavam descalços e combatiam as tropas portuguesas que usava botas e uniforme militar.

1 Comment

  1. Maria luci da Costa barrros

    Eridam,você é uma danada com dizemos no nordeste ,sempre descobrindo coisas interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *