Quais os sinais do Apocalipse?

O que você pensa quando falamos em final da vida terrestre como a conhecemos? Você acha que ele está próximo? No post de hoje vamos identificar os principais sinais que indicam o apocalipse segundo as escrituras sagradas. Se você está curioso, vem com a gente!

Em que fonte buscamos os sinais do Apocalipse?

versiculo sobre o final dos tempos

Quando falamos sobre o final dos tempos, utilizamos como referência a Bíblia. Mais especificamente o livro do Apocalipse, também chamado livro da Revelação. A obra foi escrita pelo escriba João que apenas o organizou de acordo com as informações que Jesus lhe transmitiu.

Abaixo, a explicação de João encontrada no início de sua obra:

“[…] Eu estava na ilha de Patmos, para onde havia sido levado por ter anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou.   No dia do Senhor fui dominado pelo Espírito de Deus e ouvi atrás de mim uma voz forte como o som de uma trombeta, […]” (Apocalipse 1:9-10)

E na sequência essa voz lhe informou o que ele deveria fazer:

“Escreva num livro o que você vai ver e mande esse livro às igrejas que estão nestas sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. ” (Apocalipse 1:11).

As revelações que ele escreveu na sequência de seu texto diziam respeito, portanto, ao que acontecia naquele momento e o que aconteceria no futuro.

Como interpretar o que está escrito no Apocalipse de João

O que é preciso ressaltar é que tal documento foi escrito há muitos anos, em 95 d.C. Consequentemente, fazer a sua leitura demanda alguns cuidados no sentido de não considerarmos a cultura daquela época como idêntica a nossa cultura atual.

Além disso, é possível identificar que ele escreveu suas previsões utilizando simbologias, pois foi assim que as recebeu de Jesus. E a linguagem também é diferente daquela a que estamos acostumados.

Em vista disso, nossa leitura precisa ser atenta e cuidadosa, pois só assim conseguimos entender a mensagem por ele deixada.

Outras partes da Bíblia também indicam o Apocalipse

sinais do fim dos tempos 2019

Além do próprio livro da Revelação, existem outros excertos que indicam o final dos tempos e que estão descritos também na Bíblia. Vamos mostrar como o tema foi abordado por três apóstolos: Mateus, Marcos e Lucas. E o que vemos é que eles se complementam.

O de Mateus é apresentado primeiro porque acredita-se que seu evangelho foi escrito antes, seguido pelo de Marcos e, finalmente, pelo de Lucas. O que nos interessa, nesse momento, é como os três abordam a questão da destruição do Templo.

O evangelho de Mateus

Encontramos no livro de Mateus, no capítulo 24, os seguintes fragmentos:

“[…] muitos vão aparecer fingindo ser eu […] e enganarão muitas pessoas.[…]” (Mateus 24:5)

“[…] Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremores de terra. […]” (Mateus 24:7)

“[…] vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. […]” (Mateus 24:9)

“[…] A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; […]” (Mateus 24:12)

Na sequência, indicamos interpretações de tais excertos:

  • O surgimento de diversos falsos profetas;
  • Inúmeras guerras e suas consequências;
  • A condenação dos que seguem Jesus e seus ensinamentos;
  • A incapacidade de amor ao próximo;

Leia também:


A primeira guerra registrada na Bíblia

8 Fatos sobre o cristianismo na Roma antiga

O evangelho de Marcos

Já no livro do apóstolo Marcos, além das mensagens que já encontramos em Mateus, algumas outras aparecem:

“[…] antes de chegar o fim, o evangelho precisa ser anunciado a todos os povos. […]” (Marcos 13:10)

“[…] naqueles dias haverá um sofrimento tão grande como nunca houve desde que Deus criou o mundo; e nunca mais acontecerá coisa igual.[…]” (Marcos 13:19)

Novamente, relacionando a mensagem a seu significado fica indicado que antes do fim dos tempos:

  • A palavra de Jesus torna-se conhecida no mundo todo;
  • Há uma ampliação do sofrimento a um novo nível, até então nunca visto.

O evangelho de Lucas

Finalmente, fazendo a leitura do livro de Lucas, há uma complementação do que já foi dito pelos outros dois apóstolos. Citamos os três fragmentos seguintes:

“[…] Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu. ” (Lucas 21:11)

“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E, na terra, todas as nações ficarão desesperadas, com medo do terrível barulho do mar e das ondas. […]” (Lucas 21:25)

“[…] Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer, pois os poderes do espaço serão abalados. […]” (Lucas 21:26)

A partir do que ele deixou registrado, sabemos que indicam o Apocalipse:

  • As diversas mudanças que ocorrem em relação ao espaço e as estrelas, satélites e planetas;  
  • O medo desencadeado nas pessoas, já que não sabem como lidar com essas situações diferentes e inesperadas.

Bom, como você pôde ler por aqui, esses sinais todos acontecem atualmente em nosso mundo. E como pesquisadores indicam, é a associação deles, e não a ocorrência de fatos isolados, que caracterizam a possibilidade do final da vida na terra como a conhecemos até então.

E você conhece mais alguns sinais do Apocalipse? Conta para gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *