Por que a água do oceano é salgada?

Muitas pessoas quando estão tomando banho na praia, olham para o mar a sua frente, com aquela água salgada em seu rosto e se perguntam: por que a água do oceano é salgada?

Talvez até você já tenha pesando: a água da chuva não é salgada, muito menos as águas dos rios, e os rios correm para o oceano. Isso é uma dúvida comum entre a maioria das pessoas. Já aconteceu com você também? Então vem comigo entender o porquê dessa água salgada.

Porque a água é salgada

porque a agua do mar é salgada wikipedia

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é coberto por água, a maior parte está nos oceanos. A água salgada dos oceanos é resultado do acumulo de sais trazidos pelos rios ao longo do tempo. Estes sais são provenientes de rochas, pelas quais o fluxo dos rios passou e, lentamente foi removendo esses minerais das rochas levando-os aos mares.

A quantidade de sais presentes na água dos rios é muito pequena para que possamos sentir a salinidade. No entanto, ao longo da história do nosso planeta, vários rios retiraram sais e depositaram nos mares, com isso os oceanos ganharam uma grande concentração de sal.

Outro fato a ser observado é que, durante a evaporação o sal não é evaporado junto com a água, ficando retido nos mares.

Uma curiosidade sobre a salinidade dos oceanos é que ela pode variar de acordo com a sua localização geográfica. Por exemplo, o mar mediterrâneo é mais salgado que os mares da costa do Brasil. Esse fato se deve ao volume de água que esse oceano recebe. Como no Brasil temos uma grande quantidade de rios trazendo água doce constantemente (rio Amazonas por exemplo), os mares daqui são menos salgados que o do mediterrâneo, que recebem menos água de rios.

Leia também:

Mini era glacial em 2030

Descoberto o maior vulcão da Terra 

O sal também vem de baixo

porque a agua do mar é salgada ciencia hoje

Há pouco tempo foi descoberto que as fontes hidrotermais também contribuem para a salinidade dos mares. Essas fontes localizadas no fundo dos oceanos, permitem que a água infiltre pelas rochas, torne-se quente e dissolva os minerais presentes na crosta. Ao fluir de volta aos mares, essa água vem carregada de minerais, que irão se somar aos trazidos pelos rios.

Outra fonte que vem de baixo são os vulcões submarinos. O processo é semelhante ao anterior, onde a água está constantemente reagindo com a rocha quente, retirando os minerais dela.

1 Comment

  1. Evilázio Nascimento

    Impossível questionar sobre um assunto tao complexo como este, partindo da premissa de que o volume das águas dos Oceanos, é muito maior do que a dos Rios e, que, até então, não existe nenhum estudo comprovado de que a salinização tenha, realmente, sua origem das Rochas Minerais e vulcânica. Por outro lado, sabemos que as águas das chuvas não contem sal. É bem verdade, que se observarmos direitinho as águas das chuvas, traz um saborzinho de lagrimas: meio salgada…

    Ainda continuo sem entender!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *