Por que os grilos param de fazer barulho quando chegamos próximo?

Uma das coisas mais irritante é tentar encontrar um grilo fazendo barulho dentro de casa. Ele faz um barulho constante, até o momento em que você se aproxima e ele para de vez. Vamos entender um pouco mais sobre esse bichinho que incomoda muita gente dentro de casa, e entender como um grilo sabe quando é hora de parar de cricrilar.

Por que os grilos cantam?

fatos sobre insetos que cantam

A música nesse caso é produzida pelos grilos machos, na intenção de atrair uma fêmea para o acasalamento. Esses grilos machos conseguem fazer um barulho tão grande, apenas esfregando as pontas de suas asas, que possuem pelos bem alinhados, capazes de produzir o som irritante para as pessoas. O som serve tanto para atrair uma parceira, quanto para espantar outro grilo macho. O cricrilar é usado apenas em dias certos e em locais seguros para eles.

Essa música é usada quando a fêmea está por perto, servido para encorajar a provável parceira a acasalar com macho. O som forte serve para que os grilos machos se comuniquem uns com os outros, estabelecendo território, e reivindicando as fêmeas que estão em sua área. Quando o barulho é produzido depois do acasalamento, ele pode estimular a parceira a colocar os ovos, evitando que ela procure outro macho.

Os grilos produzem esses sons em ritmos diferentes, dependendo da espécie e da temperatura do ambiente. A maioria das espécies produzem o som a taxas mais altas quanto maior for a temperatura.

Grilos sentem as vibrações

gafanhoto sorte

Os grilos conseguem identificar quando uma pessoa está se aproximando deles, pois são sensíveis a vibrações e ruídos. Como a maioria de seus predadores os caçam durante o dia, eles preferem cricrilar durante a noite. Por isso, qualquer vibração que eles sintam, pode significar uma ameaça se aproximando. Nesse caso eles param a “música” imediatamente para não serem encontrados.

Diferente de nós, os grilos não possuem ouvidos. Eles percebem o ambiente através de um par de órgãos timpânicos localizados em seu abdômen. Receptores traduzem as vibrações sentidas em impulsos nervosos que chegam até o seu cérebro.

Assim como outras espécies, os grilos estão sempre atentos a possíveis predadores. Sua cor é uma camuflagem que ele usa para se misturar com o ambiente e passar despercebido. Ao menor sinal de perigo ele irá se esconder, ficando em silencio total e, dificilmente você irá se aproximar de um grilo sem que ele perceba sua presença através das vibrações.

Leia também:
>> A aranha mais venenosa do mundo
>> Vacas poluem mais que carros

Como encontrar um grilo cantando

o que significa cigarra cantando

Se você for muito paciente, pode ser que consiga se aproximar de um grilo cantando. Se você se move, ele sente e para de cricrilar instantaneamente. No entanto, se você ficar quieto por muito tempo, fara com que o grilo entenda que é seguro e voltará a cricrilar novamente. Continuem seguindo o barulho feito pelo grilo, sempre parando de se mexer toda vez que ele parar de emitir o som, com isso você acabará encontrando esse inseto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *