5 plantas que comem insetos

Muitas perguntas são feitas na internet sobre plantas carnívoras, há quem pesquise por exemplo, por plantas carnívoras que comem gente. Por curiosidades claro, afinal não se conhece nenhuma planta que consiga comer uma pessoa. Mas comer insetos… aí sim podemos falar de tal coisa. E não apenas insetos, mas também alguns pequenos animais podem ser devorados por essas plantas carnívoras.

Mas quais são as plantas que comem insetos e animais? A resposta eu te dou agora. Vem comigo em mais uma curiosidade interessante, com as 5 plantas que comem insetos e alguns animais também.

 

1 – Planta de jarro

perguntas sobre plantas carnivoras

A primeira planta carnívora da nossa lista talvez você já tenha visto. Existem cerca de 130 espécies que estão espalhadas no mundo, e podem ser encontradas na China, Malásia, Indonésia, Filipinas, Madagascar, Austrália, Índia e Sumatra. Os “jarros” dessa planta podem atingir os 30 cm de comprimento, tornando-as ideais não apenas para capturar insetos, mas também pequenos anfíbios, lagartos e até algum roedor.

Os animais e insetos são atraídos para armadilha pelo cheiro doce que essa planta libera. A maioria dessas plantas tem dentro de seus jarros, um liquido que serve tanto para afogar, quanto para digerir suas presas. Os animais que caem nessa armadilha podem levar até dois meses até serem digeridos.

 

Veja o vídeo de um animal caindo dentro do jarro.

 

2 – Drosera

plantas carnivoras sao venenosas

A drosera compreende um dos maiores gêneros de plantas carnívoras, com pelo menos 194 espécies. Elas podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Em sua estrutura, ela forma uma espécie de roseta que medem de 1 centímetro a 1 metro de altura.

A principal forma de capturar suas presas é através de tentáculos doces e pegajosos. Ao pousar sobre um dos tentáculos, a vítima fica grudada e a planta chega a mover outros tentáculos em direção a presa para prendê-lo melhor. Uma vez que o inseto está preso, a planta começa a suga-lo para absorver os nutrientes que ela precisa para o crescimento.

Veja no vídeo abaixo como ela pega sua presa.

 

3 – Pinguicula

plantas que comem insetos

A nossa terceira planta carnívora é pertencente a um grupo de plantas que usam folhas pegajosas para capturar e digerir os insetos. Existem 80 espécies encontradas na América do Norte e do Sul, Ásia e Europa. Os nutrientes sugados dos insetos servem para ajudar na nutrição dessa planta.

Diferente de outras plantas carnívoras que usam o cheiro para atrair suas presas, essa planta utiliza de outro mecanismo para atrair os insetos. Em vez de emitir um cheiro adocicado, elas atraem insetos liberando secreções peroladas em suas folhas, que são confundidas com água. Quando entram em contato com esses líquidos, os insetos ficam presos à planta que, lentamente são dissolvidos e consumidos por essa planta carnívora.

Olhe como o inseto fica preso.

 

Leia também:

Porque a água do oceano é salgada?

Qual o peso do planeta Terra?

 

 

4 – Utricularia

 

como as plantas carnivoras capturam suas presas

Utricularia é uma planta carnívora pertencente a um grupo de 220 espécies desse gênero. Elas podem ser encontradas tanto na água doce quanto em solos úmidos, podendo ser encontradas em todos os continentes.

A maioria delas possuem armadilhas pequenas, que são capazes de pegar apenas presas pequenas como protozoários. As armadilhas variam de 0,2 a 1,2 centímetros de tamanho, as que possuem uma armadilha um pouco maior que isso, são capazes de capturar uma pulga d’água ou um girino. Veja no vídeo abaixo essa planta agindo.

 

5 – Dionaea Muscipula

do que as plantas carnívoras se alimentam

Essa com certeza é a planta carnívora mais conhecida no mundo, comumente chamada de armadilha de vênus ela se alimenta de insetos e aracnídeos. Pode ser que você já tenha visto uma armadilha de vênus em algum filme devorando até mesmo uma pessoa, mas isso é exagero, pois ela é uma planta muito pequena. O corpo dessa planta mede pouco mais de meio metro e suas armadilhas cerca de 3 centímetros.

Sua armadilha é como duas folhas que se fecham prendendo o inseto. Em sua parte interna, ela possui uma pigmentação vermelha. Sua armadilha só se fechará quando o inseto tocar dois pelos internos por cerca de 20 segundos, fechando-se então a uma velocidade de 0,1 segundos. E para não correr o risco de errar, essa planta consegue saber a diferença de um estimulo vivo e um não vivo.

Olha no vídeo ela capturando um inseto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *