O Sol visto de outros planetas

A vida na Terra como conhecemos seria impossível sem a presença do nosso astro Solar. Todos um dia já tiveram a honra de contemplar o nascer ou o pôr do sol. Essa é para muitos uma das experiências mais belas de ser contemplada. Mas você já parou para pensar como seria o Sol visto de outros planetas? Algumas ilustrações já foram criadas para retratar essa vista a partir de cada planeta do nosso sistema solar. Vamos a cada um desses planetas observar como o nosso Sol seria visto.

Mercúrio

curiosidades do sistema solar

Com uma distância de apenas 60 milhões de quilômetros do Sol, o planeta Mercúrio é o mais próximo de nossa estrela. A visão do nosso astro visto a partir desse planeta seria três vezes maior e mais brilhante que se observado da Terra.

Vênus

fatos sobre o sol

Vênus é o segundo planeta a partir do Sol, e está a uma distância de 108 milhões de quilômetros da nossa estrela. Apesar de bem mais próximo que a Terra, a visão do Sol a parir de vênus é bem diferente. As densas nuvens que envolvem este planeta impedem que o Sol seja visto. De lá, o que observamos seria apenas um ponto claro no céu, por entre as nuvens, como em um dia nublado aqui na Terra.

Marte

o sistema solar curiosidades

Marte orbita nossa estrela a uma distância de 230 milhões de quilômetros, o que é cerca de 1,5 vezes mais distante que a Terra. Mas não é a distância que reduz a visibilidade do Sol, e sim, os ventos fortes que levam a poeira para os confins da atmosfera do Planeta Vermelho.

Júpiter

o maior planeta do sistema solar

Na representação feita, vemos como seria o nascer do Sol visto de Europa, uma das luas de Júpiter. O maior planeta do sistema solar está muito mais distante, a 779 milhões de quilômetros do Sol (5,2 vezes mais que a distância entre o Sol e a Terra). A luz do sol ilumina Júpiter em um anel avermelhado ao passar pelas camadas da atmosfera do gigante gasoso.

Saturno

planeta com aneis

O planeta rodeado por anéis está a uma distância de 1,5 bilhão de quilômetros do nosso Sol (9,5 vezes a distância entre a Terra e nossa estrela). Os raios do Sol são refratados pela abundância de cristais e gases de água gelada, criando imagens incríveis, porém sendo observado com um tamanho bem menor que dos planetas anteriores.

Urano

curiosidades interessantes

Se observado de Ariel, uma das luas de Urano, a visão seria incomum, porém espetacular. Nesse ponto o nosso Sol já não fornece tanto calor, uma vez que está a cerca de 2,8 bilhões de quilômetros distancia (19 vezes a distância entre o Sol e a Terra).

Netuno

fatos e curiosidades do sistema solar

Essa seria a visão do sol se observado de Tritão, a maior lua do planeta Netuno. A distância daqui até a nossa estrela já são de 4,5 bilhões de quilômetros (30 vezes a distância entre a Terra e o Sol).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *