O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Você pode pensar que isso seja uma piada antiga, mas não é. De fato essa pergunta é bem antiga, que remonta muito antes de Cristo. Antigos filósofos gregos e romanos ficaram encurralados diante dessa questão: o ovo ou a galinha, qual veio primeiro?

Mas, os tempos passaram, a ciência evoluiu e, hoje temos conhecimento o suficiente para responder a essa antiga pergunta. O problema é que você pode encontrar uma justificativa para ambas as respostas. Mas vamos ver o que a ciência tem a nos dizer sobre o dilema do ovo e da galinha.

No princípio…

ovo ou galinha

Se fossemos considerar questões religiosas envolvendo essa pergunta, segundo a bíblia, a galinha teria vindo primeiro. Isso segundo o livro de Genesis:  “Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies”.

Agora, se você busca uma explicação sob a ótica da ciência, então a questão do ovo e da galinha terá que ser aprofundada.

A pergunta pode parecer boba, mas a complexidade da resposta é grande. Stephen Hawking, o famoso astrofísico que muitas vezes é chamado o sucessor de Albert Einstein, argumentou que o ovo veio antes da galinha. Hawking, foi um grande pensador e, seu QI era muito alo, algo em torno de 200.

Os ovos estão presentes em todo reino animal. Até mesmo os seres humanos têm, na forma de óvulos, que são fecundados e geram um embrião, que se desenvolve até o ponto de estar totalmente desenvolvido e vir ao mundo.

A ciência responde

de onde vem o ovo da galinha

Considerando a questão evolutiva, a gente tem os ovos surgidos muito antes de qualquer galinha, antes mesmo de qualquer ave. Isso porque, como já mencionado anteriormente, os ovos estão presentes em todo o reino animal. Desde os seres vivos mais primitivos que viviam na água, eles se reproduziam através de ovos. Portanto, a galinha é fruto de uma evolução, tendo surgido a partir de um ovo que sofrerá uma mutação genética.

No entanto, como dissemos no início deste artigo, dependendo do seu ponto de vista, você irá encontrar respostas para ambas as opções. Do ponto de vista evolutivo e, falado de ovos no geral, a galinha veio depois do ovo. Mas… se você considerar o ovo da galinha, aí teremos outra resposta.

De acordo com pesquisadores das universidades de Warwick e Sheffield, os ovos de galinha dependem de uma proteína específica encontrada nos ovários da galinha para se formar. Basicamente isso significa que qualquer ovo de galinha que encontramos hoje, deve ter passado por essa ave em algum momento, então nesse caso, a galinha veio primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *