O que é o deísmo?

Deísmo é um pensamento filosófico sobre Deus, tendo a razão como base para compreensão do princípio criador de todas as coisas. Para um deísta Deus existe, no entanto, essa divindade não pode ser definida por homens e suas religiões. Existem alguns fatos sobre o deísmo que talvez você possa não conhecer e, quem sabe, possa descobrir características suas no pensamento deísta. Veja abaixo:

Deísmo e ateísmo

Deísmo é ateísmo? Não! Afinal um deísta não nega a existência de um Deus. No entanto, a visão sobre Deus não envolve nenhum tipo de doutrina bíblica ou de qualquer outro livro religioso. Para os deístas, Deus não pode ser definido pelos homens, bem como não intervém nas causas humanas.

A visão deísta sobre o divino nega qualquer forma de religião, pois para eles, a religião nada mais é que a expressão humana em busca do seu criador. E religiões podem muito bem se moldarem a determinadas características, de uma determinada cultura, em uma determinada época. Assim, seria muito arriscado confiar fielmente que tal religião seja a verdade absoluta sobre Deus, exatamente pelo fato da religião ser algo criado pelo homem.

Em que o deísta acredita?

deismo brasil

Como dito anteriormente, um deísta não nega a existência de um Deus, ao contrário, ele acredita em um criador. Deus é identificado através da natureza e da razão, não da revelação para alguns “escolhidos”. Os deístas que acreditam em Deus, ou pelo menos em um princípio criador, seguem poucos ou nenhum dos outros dogmas e práticas do cristianismo, do judaísmo ou de qualquer religião que creia em um Deus pessoal.

O deísmo não tem credo, artigos de fé ou livro sagrado. Para eles, a maior virtude do ser humano é a sua inteligência, a sua capacidade de pensar, interpretar e decidir o que seja melhor para si e para os demais. O deísta não precisa de pastores, padres ou rabinos. Tudo o que um indivíduo requer é seu próprio senso comum, e a capacidade de contemplar o sagrado pelo seu próprio entendimento. Pois Deus não pode ser definido por algumas pessoas, mas sim entendido de acordo com o que cada um sente.

Leia também:

As 10 maiores religiões do mundo

10 religiões estranhas no mundo


Alguns deístas conhecidos

A doutrina deísta surgiu no final do Século XVII na Inglaterra. No século XVIII esse pensamento se espalhou pela França, onde o movimento ganhou esse nome – deísmo. Podemos citar como alguns dos deístas famosos Thomas Hobbes, Jean Jacques Rousseau, John Locke e Voltaire, ambos pensadores do período iluminista. Nos Estados Unidos pessoas como Ethan Allen, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, James Madison e George Washington contribuíram para popularizar o pensamento deísta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *