Descubra o que é inteligência artificial

A inteligência artificial é uma área de pesquisa da Ciência da Computação. Os cientistas que estudam a inteligência artificial são responsáveis pela criação de algo novo e único para a história do mundo.

Há muito tempo já são criados bonecos mecânicos que tenham articulações e a capacidade de realizar tarefas sozinhos. É dai que vem a invenção dos robôs e o conhecimento que é possível criarmos algo mecânico para servir a humanidade.

A inteligência artificial é a área avançada de estudos de robôs que saibam atuar e agir como seres humanos. Ficou curioso para saber o que é inteligência artificial?

Continue lendo para saber mais.

A inteligência artificial

curiosidades interessantes

Como já dito acima, a inteligência artificial é uma área de pesquisa da Ciência da Computação, os cientistas dessa área estão investigando e criando formas de desenvolver mecanismos que sejam capazes de simular o raciocínio humano.

Não apenas o raciocínio humano, como também outras características humanas estão sendo estudadas, como lembrança, sentimentos e tomada de decisão.

O maior objetivo das pesquisas que são realizadas sobre a inteligência artificial, é criar computadores e programas de sistemas que consigam realmente ‘pensar’ exatamente como uma pessoa faz, ou seja, criando o raciocínio, analisando fatos, buscando compreender razões e lógicas, procurando obter respostas sem informações pré-dispostas.

Podemos dizer que o grande passo de virada da história da inteligência artificial será o lançamento de um robô que tenha um raciocínio perfeito que calcule suas emoções e sentimentos junto de memórias e lembranças.

Os seres humanos são capazes de sentir, e de tomar decisões não somente através da matemática, mas também, através de emoções. Quantos anos será que vão demorar para os robôs conseguirem fazer o mesmo?

Pesquisadores e cientistas da ciência da computação, estudam formas de criar um sistema neurológico mecânico que possa simular as mesmas sinapses que existem no sistema neurológico humano ou animal.

Além disso, os objetivos da ciência da computação também são o de simular a criatividade humana que é inspirada pelas emoções e muito mais. As máquinas vão acabar se tornando iguais aos homens?

Bem, pelo menos é o que os cientistas estão estudando para criar, máquinas que copiem os humanos e que sejam iguais a nós, sintam, pensem, escolham e se lembrem de suas escolhas através de emoções e não somente através da razão.

Leia também:

Como funciona a inteligência artificial?

curiosidades

Podemos entender o que é inteligência artificial, mas, entender como essa área da ciência é estudada e criada é bem diferente.

Para que a tecnologia se desenvolva na área da inteligência artificial, são estudados principalmente três áreas da computação.

Como o objetivo é criar um tipo consciência mecânica que pense igual a uma consciência orgânica, os cientistas avançam nas áreas de processamento de computadores, modelos de dados otimizados (que sejam capazes de analisar e processar informações de modo inteligente e intuitivo) e além disso, constante quantidade de informações para alimentar os modelos de processamento.

Quando se trata de processamento de informações tão delicadas e uma quantidade tão grande, existem várias regras que todo desenvolvedor de softwares precisa seguir para não sobrecarregar a máquina.

O cérebro humano processa uma quantidade excessiva de informações todos os segundos, são emoções, sentimentos e situações futuras que transitam em formato de números e possibilidades.

Existem padrões que são aplicados na criação da inteligência artificial, como:

Restrição de conhecimento: essa restrição existe para não sobrecarregar a memória dos computadores, definindo uma quantidade limite de informações que a máquina pode adquirir e executar.

Proibido se auto replicar: essa restrição define que a inteligência artificial não pode se reproduzir de forma independente, ou gerar cópias de seu software.

Proibição de interação: define que a inteligência artificial não entre em contato com pessoas que não são autorizadas. Com essa restrição a inteligência artificial somente se comunica com pessoas registradas e autorizadas dentro do seu processamento.

Ordem: essa restrição é outro comando que oferece controle da inteligência artificial para o ser humano, a restrição conhecida por ‘ordem’ define que a inteligência artificial deve responder positivamente às ordens do seu programador (isso inclui o comando de autodestruição do dispositivo)

As restrições são instaladas na inteligência artificial para limitar a capacidade de executar ações que ainda não foram aprendidas.

Vantagens e desvantagens da inteligência artificial

robótica

Vamos comentar um pouco sobre as vantagens e desvantagens que a inteligência artificial pode trazer para o futuro da nossa forma de convivência e comunidade.

Aspectos positivos

O maior objetivo da inteligência artificial é resolver problemas que o ser humano não consegue resolver. A inteligência artificial poderá tornar o dia a dia dos seres humanos mais fácil através de novas criações.

As máquinas com inteligência artificial poderiam substituir a presença humana em trabalhos que oferecem alto risco, como minas e escavações.

Hoje em dia a Inteligência artificial já trabalha em sistema de busca, onde identificam vitualmente traços da fisionomia de uma pessoa e pode identificar o indivíduo.

Aspectos negativos

Ainda faltam anos e anos para a inteligência artificial chegar nos níveis que são sugeridos em filmes de apocalipse de tecnologia.

Uma das hipóteses que são mantidas até hoje nas áreas de pesquisa são que, ao receberem a capacidade de ‘pensar’ e tomar decisões, as máquinas poderiam se tornar uma ameaça para os seres humanos.

Outro aspecto negativo para as futuras comunidades que vão receber a inteligência artificial, é que os robôs serão substitutos para muitas tarefas humanas e pode ser que sejamos assombrados por uma grande crise global.

Você acha que isso seja possível?

Conhece alguma curiosidade sobre inteligência artificial? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *