10 Curiosidades sobre o Camboja

O Reino do Camboja está localizado no sudeste da Ásia, na península da Indochina. Este país pitoresco sobreviveu a inúmeras guerras e foi capaz de resistir mesmo após o terror e o genocídio do Khmer Vermelho, a tendência comunista de direção agrária. Essa lista de curiosidades sobre o Camboja contará mais sobre a história e as peculiaridades deste país.

1 – Histórico de guerras

curiosidades interessantes

Em sua história, o Camboja viveu diversos momentos de conflitos com outros países, sobrevivendo ao protetorado francês, à ocupação do Japão e conquistou a independência em 1953. Do final dos anos 1960 a 1975, o país passou por uma guerra civil, após a qual o “Khmer Vermelho” chegou ao poder. Seu “socialismo agrário”, por sua vez, transformou o país em um palco de mortes. Este regime foi derrubado pelas tropas vietnamitas em 1979.

2 – O legado do Khmer Vermelho

khmer vermelho camboja

O fato do Khmer Vermelho já foi mencionado na primeira parte deste artigo, mas esse é um fato que marcou profundamente a história do Camboja, e temos que detalhar os horrores causados por ele. O Khmer Vermelho (partido comunista cambojano), matou entre 1,5 e 2 milhões dos 8 milhões de pessoas que viviam nesse país, ou seja, quase um quarto da população. E olha que eles ficaram no poder por apenas quatro anos, de 1975 a 1979.

Os horrores praticados por esse partido comunista deixaram uma marca triste na história desse povo. Gerações inteiras de crianças ficaram órfãs, com traumas que carregam até os dias de hoje. Durante o período de governo do Khmer Vermelho, vários crimes contra a humanidade foram praticados contra os cambojanos.

3 – População jovem

fatos interessantes de outros países

O Camboja hoje é um dos poucos países do mundo com uma população predominantemente jovem. Uma das razões é que o Khmer Vermelho matou grande parte da população durante seu governo. Sua queda em 1979 resultou em um grande crescimento de jovens em relação aos adultos. Metade da população do Camboja são crianças com menos de 15 anos. 68% da população tem menos de 30 anos, enquanto a taxa de natalidade é três vezes maior do que a taxa de mortalidade.

4 – O país mudou de nome várias vezes

camboja hoje

Nos últimos 50 anos o Camboja mudou de nome 4 vezes. A causa principal disso foi a mudança de governo. Após a queda da monarquia, o Lol Non mudou o nome para a República do Khmer. O Khmer Vermelho fez o mesmo introduzindo a República Democrática do Camboja. Após a queda, o governo patrocinado pelo Vietnã mudou o nome para República Popular do Kampuchea. Nos anos do protetorado, tornou-se o estado do Camboja. Após a restauração da monarquia em 1993, o país retomou seu nome original: o Reino do Camboja.

5 – Eles não comemoram aniversario

Uma curiosidade interessante dos cambojanos é que eles não comemoram seus aniversários. Atualmente as pessoas mais jovens já comemoram essas datas. No entanto, os mais velhos não sabem se quer a data em que nasceram.

Leia também:

6 – As minas terrestre explosivas

curiosidades

Apesar dos esforços para localizar e remover esses explosivos do chão, ainda existem um grande número de minas enterradas no território cambojano. Essas minas terrestres são remanescentes das guerras recentes que o país enfrentou. Esses explosivos representam um grave perigo para as pessoas do Camboja, que frequentemente se deparam com uma dessas minas.

60.000 pessoas morreram e várias outras ficaram feridas, como resultado de pisar em cima de minas terrestres. Os números mais recentes mostram que entre janeiro e junho de 2016, 20 pessoas foram mortas e outras 29 ficaram feridas.

7 – Respeito aos mais velhos

respeito aos mais velhos

O respeito aos mais velhos é algo levado muito a sério pelos cambojanos. Outra curiosidade interessante é que a família também é uma prioridade, como por exemplo, os casais que moram na casa dos pais da esposa. Essa união desde cedo, faz com que os filhos cuidem bem de seus pais, à medida que eles vão envelhecendo.

8 – Religião do Camboja

Religião budista

A constituição do Camboja adotou o budismo como religião oficial, sendo que 95% da população é budista. Todas as manhãs você pode ver uma fila de monges andando pelas ruas, parando em lojas e recendo oferendas de comida, dinheiro e outros itens em troca de uma bênção.

Entre as minorias, o islamismo é mais comum no Camboja. Já os mulçumanos representam 2,1% da população cambojana. Apenas 1% da população é cristã, sendo que em sua maioria eles são católicos, enquanto outras denominações do cristianismo no país incluem os batistas, metodistas e testemunhas de Jeová.

9 – O transito

transito ruim

Provavelmente você já viu uma imagem como essa a cima. Apesar de não existirem regras de transito, é difícil ver pessoas discutindo por esse motivo. Andar pelas ruas e estradas do Camboja pode representar uma boa emoção em cada curva ou esquina que você passar.

10 – Comidas exóticas do Camboja

Comidas feitas com insetos

A principal comida dos cambojanos é o arroz e o peixe. Mas existem pratos bem exóticos encontrados pelas ruas, que alguns gostam de saborear. Você pode encontrar pratos feitos com formigas e aranhas. Outra comida de rua muito popular que você pode facilmente encontrar no mercado, são os ovos de cupins. Sinceramente eu prefiro o arroz com peixe.

E o que você achou dessas curiosidades sobre o Camboja? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *