10 curiosidades do Japão

Você pode imaginar que o Japão é um país maravilhoso, pois toda a sua rica cultura costuma impressionar e conquistar os brasileiros.

O Japão é um país formado por várias ilhas, paisagens paradisíacas e uma cultura incrível. O que mais impressiona neste país é a cultura completamente diferente à nossa cultura.

Os japoneses são um povo educado e conhecido por seu alto índice de QI. Hoje nós vamos comentar algumas curiosidades sobre esse país incrível! Segue abaixo 10 curiosidades do Japão.

Comunidade japonesa no Brasil

curiosidades do japão com imagens

Você sabia que a maior comunidade japonesa que existe fora do Japão é aqui no Brasil?

Os japoneses alcançam o número de 1.5 milhão no território brasileiro. Aqui no Brasil, são conhecidos e chamados através do termo nikkeis, ou nipo-brasileiros.

Foi no início do século 20 que a imigração dos japoneses se tornou muito comum aqui no Brasil. Os japoneses que imigraram para o nosso país nesta época, estavam atrás de oportunidades em fazendas no estado de São Paulo e do Paraná.

Atualmente, a comunidade japonesa se concentra nestes estados.

Robôs no Japão

primeiros robos inventados no japão

Os japoneses do século 21 são conhecidos pelos seus avanços tecnológicos e pelo seu desenvolvimento intelectual, afinal, aqui no Brasil existe até a brincadeira de exigir que os nipo-japoneses sejam nerds.

Pois bem, no Japão os robôs foram descobertos muito cedo! Os primeiros robôs japoneses começaram a surgir logo no século 17, eles se chamavam Karakuri e foram muito populares na época.

Se tratava de um boneco com funções mecânicas, eram utilizados para danças somente para brincadeiras. Tinham várias utilidades, como servir chá até atirar flechas com um arco e flecha.

Curiosidades sobre a cultura japonesa

o que os japoneses comem no jantar

Pontualidade

Igual ao que acontece na cultura inglesa, os japoneses são muito pontuais. No país percebe-se uma pontualidade regrada para todas as atividades diárias, e chegar atrasado pode ser interpretado como falta de interesse e de respeito.

A pontualidade é uma característica natural a todos os japoneses, essa pontualidade afirma outras qualidades que os japoneses possuem, como o trabalho duro, a disciplina, o respeito pelos mais velhos e pela cultura nacional.

Leia também:

Papel para mangá vs papel higiênico

Uma das 10 curiosidades do Japão é que lá foi feito uma pesquisa na produção de papel, e descobriram que no Japão se usa uma quantidade de papel gigantesca para a fabricação de mangás.

Os mangás são como histórias em quadrinhos na versão japonesa, e lá se usa mais papel para fabricação de mangás do que para a fabricação de papel higiênico. Curioso não? Todo japonês deve ter uma coleção de mangás em casa.

No Japão os mangás fazem parte da mídia de entretenimento da população e disputam com industrias televisivas e de jornais impressos.

Curiosidades sobre a culinária japonesa

o que os japoneses comem

Carne de cavalo é comida crua

Para nós brasileiros, a ideia de comer a carne de um cavalo é nojenta, e a maioria nem gostaria de experimentar. Já os japoneses comem carne de cavalo crua, e isso é normal por lá!

A carne de cavalo é servida em restaurantes e bares, conhecida como sakura ou como sakuraninki, é servida como sashimis, cortada em fatias e crua.

Normalmente são acompanhadas de shoyu, e podem ser temperadas com gengibre e cebola (quando a carne é temperada o prato se chama basashi).

O ramen é muito famoso no Japão

Sim, quem já assistiu Naruto sabe que os japoneses são apreciadores de macarrão. No Japão existem mais de 80.000 restaurantes e bares de macarrão instantâneo, realmente o prato é muito famoso e faz parte da cultura do país.

Não fazem muitos anos que essa moda se espalhou pelo país, mas atualmente o ramen tem sido uma das opções mais populares da culinária japonesa. É possível comprar raman basicamente em qualquer lugar do Japão.

Curiosidades sobre o comportamento japonês

curiosidades interessantes

Taxa de suicídio

O país é assombrado pela alta taxa de suicídio, mantendo presença dentre os 20 países com as maiores taxas de suicídio do mundo.

Normalmente a forma escolhida para suicídio no Japão é a de se jogar na frente de um trem. O mais curioso é que quando isso acontece, devido ao atraso nos serviços de transporte, a família do suicida é responsável por pagar uma ‘taxa de interrupção’. Isso acontece para pagar os prejuízos causados pelo atraso.

 Celulares durante o banho

Os japoneses são viciados em celulares! No país, 90% dos celulares são a prova d’água para que as pessoas possam usar os celulares enquanto tomam banho!

A discussão sobre o vício em tecnologia e em celulares é séria no Japão, os adolescentes são acostumados a passar uma média de 7 horas diárias com os celulares em mãos.

Leia também:

O que é inteligência artificial

Outras curiosidades do Japão

Os japoneses são um povo educado e conhecido por seu alto índice de QI. Hoje nós vamos comentar algumas curiosidades sobre esse país incrível! Segue abaixo 10 curiosidades do Japão.

Salas de banimento?

Um fato da lista de 10 curiosidades do Japão que é muito estranho, é este sobre as salas de banimento. Sim, lá no Japão, não importa a sua idade, se você não se comportar você pode ser colocado para pensar na salinha do banimento!

Acredite ou não, em algumas empresas japonesas existe a sala do banimento. Essa medida é devido ao fato de que as leis para demitir um funcionário são muito rígidas, e algumas empresas preferem apenas banir o funcionário para uma sala, para pensar sobre o que fez. Engraçado, não?

Expectativa de vida

A expectativa média de vida dos japoneses está na faixa de 86 anos.

O Japão é o país com a expectativa de vida mais alta do mundo!

Você conhece mais alguma curiosidade para inserir na nossa lista de 10 curiosidades do Japão?

Comente aqui embaixo e compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *