10 Cobras mais venenosas do Brasil

O Brasil é um país que conta com mais de 370 espécies de cobras, existe uma verdadeira variedade de serpentes na fauna brasileira. Hoje vamos falar sobre as 10 cobras mais venenosas do Brasil.

As cobras venenosas no país são divididas principalmente em dois grupos e famílias, seriam essas, Elapidae e Viparidae.

Serpentes da família Elapidae são conhecidas também como cobras corais, e as serpentes da família Viparidae são conhecidas como cascavéis e jararacas.

No Brasil, 91% dos acidentes com cobras são responsabilidade das cobras da família Viparidae, sendo 90% dos acidentes causados pelas jararacas e 7% pelas cascavéis. 1% dos acidentes são causados pelas cobras corais e 2% pelas cobras sucurus.

As 10 cobras mais venenosas do Brasil são letais e apresentam perigo para os humanos. Descubra quais são na nossa lista abaixo.

10ª posição – Urutu Cruzeiro

curiosidades sobre cobras

A cobra Urutu Cruzeiro, cujo nome científico é Bothrops Alternatus, é uma serpente normalmente pequena em extensão, mas, tem um corpo mais largo e grosso. A Urutu Cruzeiro possui desenhos que parecem fechaduras pelo corpo.

Se trata de uma cobra bastante temida e merece o décimo lugar em nosso ranking. Sua picada é muito perigosa e o veneno da Urutu Cruzeiro costuma causar danos em quem é mordido.

Segundo o ditado popular que fala sobre a Urutu Cruzeiro, ‘se não matar, vai aleijar’. O veneno da serpente é capaz de destruir os tecidos dos músculos causando lesões irreversíveis ou até morte.

9ª posição – Cobra Cotiara

cobras mais venenosas do brasil

A cobra cotiara, cujo nome científico é Bothrops Cotiara, é considerada linda e talvez uma das mais lindas da fauna brasileira.

Essa serpente, ao sentir o cheio de algum animal próximo, já se arma para dar o bote, por isso é considerada uma das 10 cobras mais venenosas do Brasil (e perigosas).

O veneno da Cobra Cotiara é fatal, a única forma de se salvar do veneno dessa serpente é ir até um hospital para tomar um soro antiofídico.

Ela é encontrada nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Leia também:

8ª posição – Caiçara

fatos interessantes

A cobra Caiçara, cujo nome científico é Bothrops Moojeni, é considerada uma das mais agressivas do grupo das jararacas.

Ela costuma dar botes no sentido vertical, atacando regiões mais altas do corpo. O veneno da Cobra Caiçara é muito perigoso, tem ações hemolíticas e proteolíticas, que causam a destruição de tecidos e fibras dos músculos.

Quando uma pessoa é mordida pela Caiçara, deve ir diretamente para um hospital com urgência. Para não haver danos irreversíveis é importante tomar o soro antes de 4 horas do horário da mordida.

No Brasil, a Caiçara está presente normalmente na região central e no Sudoeste.

7ª posição – Jararacuçu

cobra jararaca

A cobra Jararacuçu, cujo nome científico é Bothrops Jararacussu, é conhecida por ser muito grande, podendo chegar a até dois metros de comprimento.

Ela está presente na lista de cobras que causam mais acidentes no Brasil. É muito agressiva e possui um veneno perigoso. Em caso de mordida de uma Jararacuçu, é indicado que vá com urgência à um hospital para receber um soro antibotrópico.

É encontrada no Brasil nos estados da Bahia, Minas Gerais e do Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, ela é muito comum no Brasil.

6ª posição – Jararaca-Cruzeira

curiosidades interessantes sobre serpentes

A cobra Jararaca-Cruzeira, cujo nome científico é Bothrops Neuwiedi, pertence ao grupo das Viperidae.

Normalmente é encontrada nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Essa serpente possui um veneno perigoso que ataca e destrói o tecido os músculos. A Jararaca-Cruzeira está registrada como a serpente que mais causa acidentes com seres humanos.

5ª posição – Surucucu-Pico-De-Jaca

curiosidades interessantes

A cobra Surucucu-Pico-De-Jaca, cujo nome científico é Lachesis Muta, é uma das 10 cobras mais venenosas do Brasil, porém não tem muitas incidências aqui no país.

Ela é uma serpente natural da Mata Atlântica e da Amazônia. Apesar de ter poucos acidentes registrados com a Surucucu, ela é muito agressiva e avança para o bote mesmo sem ser provocada.

O veneno da Surucucu-Pico-De-Jaca tem uma ação localizada e provoca hemorragia.

Saiba mais sobre a surucucu pico de jaca aqui!

4ª posição – Jararaca-Ilhoa

jararaca venenosa na ilha das cobras

A cobra Jararaca-Ilhoa, cujo nome científico é Bothrops Insularis, é uma serpente que vive de forma semi-arborícola, ou arborícola, e pode chegar a ficar 7 meses sem se alimentar.

O veneno da Jarara-Ilhoa é um dos mais perigosos do Brasil, pois tem ação inibidora, isto pode resultar em morte por falência de órgãos em até duas horas. A ação do seu veneno é letal e deve ser tratada muito rapidamente, o seu veneno poderoso a coloca em 4ª posição na lista das 10 cobras mais venenosas do Brasil.

Conheça único lugar onde existe jararaca ilhoa no mundo!

 3ª posição – Jararaca-De-Alcatrazes

A cobra Jararaca-De-Alcatrazes, cujo nome científico é Bothrops Alcatraz, ficou conhecida com este nome pois é normalmente encontrada nas ilhas de Alcatrazes, no litoral de São Paulo.

São serpentes que se alimentam de baratas e lacraias, e são extremamente venenosas e perigosas. São cobras pequenas e sorrateiras, que costumam medir no máximo 50cm de comprimento.

O veneno da Jararaca-De-Alcatrazes chega a ser dez vezes mais forte que de outras jararacas encontradas no Brasil. O seu veneno é responsável por causar paralisia dos nervos.

2ª posição – Cascavel

curiosidades

A cobra Cascavel, é uma das mais perigosas da nossa lista de 10 cobras mais venenosas do Brasil. Ficando com a segunda posição, a cascavel é encontrada tanto no Brasil, quanto na Argentina e na Colômbia.

O veneno da Cascavel é extremamente perigoso, pois, seu efeito causa dificuldades de respiração e locomoção, atingindo a musculatura e nervos de todo o corpo.

Além disso, o veneno da Cascavel causa sintomas de visão turva, flacidez no rosto, paralisia de músculos dos olhos. Em caso de mordida, é importante ir diretamente à um hospital receber o tratamento.

1ª posição – Cobra Coral

serpente venenosa brasil

A cobra Coral, é finalmente a serpente que toma a primeira posição entre as 10 cobras mais venenosas do Brasil. Pertencente da família Elapidae, é a cobra com o veneno mais forte e mais letal.

No Brasil, as cobras corais se dividem entre 39 espécies e subespécies. O veneno das cobras corais é letal e tem ação neurotoxina, com efeitos que atingem a visão da vítima e cria dores musculares.

O pior do veneno de uma Coral é a ação de que atinge o sistema respiratório da vítima e causa insuficiência respiratória, em caso de complicação e de não atendimento médico, o veneno pode causar a morte da vítima.

Você conhece mais alguma informação sobre as 10 cobras mais venenosas do Brasil?

Comente e compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *