Cananeus: origens, religião e quem eles são hoje

A bíblia sagrada conta a história do povo Hebreu ao longo de muitas gerações, e de suas experiências com outros povos. Dentre estes povos estão os Cananeus. No livro de Gênesis 10:15-19:

“E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;

E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,

E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,

E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.

E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. ”

Em outra passagem, dessa vez no livro de Josué 5:1, diz que os Cananeus habitavam as margens do rio Jordão. Mas quem eram os Cananeus, quais as suas origens e cultura?

Origem dos Cananeus

cananeus costumes

O povo Cananeu era de origem Árabe, que migraram da península arábica, há mais de 4 mil anos antes de Cristo e se estabeleceram nas montanhas de Jerusalém, onde encontraram um lugar seguro contra invasões de outros povos. O nome Cananeu deve-se ao fato deles terem habitado nas terras Palestina de Canaã, onde construíram algumas cidades, entre elas Acre, Gaza e Ashdod.

A terra de Canaã era reconhecida como se estendendo do Líbano, no norte, até Gaza, no sul, abrangendo o atual Israel, os territórios palestinos e o oeste da Jordânia. Incluía importantes rotas comerciais e locais de comércio, tornando-se um território valioso para todas as grandes potências vizinhas nos milênios seguintes, incluindo Egito, Babilônia e Assíria.

Os cananeus eram um povo semita porque falavam línguas semíticas. Não se sabe muito além disso, mas as conexões linguísticas nos dizem algo sobre conexões culturais e étnicas. Os arqueólogos conseguiram descobrir que o proto-cananeu (uma das línguas mais antigas), teria sido uma língua mãe usada pelos fenícios.

É provável que os fenícios da Idade do Ferro (1200-333 a.C) tenham vindo dos cananeus da Idade do Bronze (3000-1200 aC). O nome “fenício” provavelmente vem do grego phoinix.  O nome “Canaã” pode vir da palavra hurriana, kinahhu. Ambas as palavras descrevem a mesma cor púrpura avermelhada. Isso significaria que os fenícios e os Cananeus tinham pelo menos uma palavra semelhante em comum, mas em diferentes idiomas e em diferente tempo.

Leia também:

>> Onde estão os jardins suspensos da Babilônia

>> 8 fatos sobre o cristianismo na Roma antiga

Religião dos Cananeus

curiosidades e fatos importantes ao longo da história

A religião dos Cananeus refere-se ao grupo de antigas religiões semíticas, praticadas pelos Cananeus que viviam no Mediterrâneo Oriental. A antiga religião semítica era politeísta, desde pelo menos o início da Idade do Bronze. Um grande número de divindades, em uma hierarquia de quatro níveis eram adorados pelo povo Cananeu. Alguns desses deuses incluem:

Anat, virgem deusa da guerra e da contenda, irmã e putativa companheira de Baal.

Athirat, “andador do mar”, Deusa Mãe, esposa de El.

El, também chamado de Elyon (Altíssimo), geralmente considerado líder do panteão.

O politeísmo semítico possivelmente originou o monoteísmo de Abraão, por meio do deus El, cujo nome “El” é uma palavra para “Deus” em hebraico, conhecida pelo povo árabe por Alá.

Cananeus foram exterminados?

povos da biblia sagrada

No ano de 2017, pesquisadores britânicos fizeram uma análise genética em 99 Libaneses de diversas partes do país. O DNA foi comparado ao de 5 esqueletos de 3.700 anos, encontrados em Sídon no Líbano.  O estudo foi publicado noAmerican Journal of Human Genetics, e a comparações das amostras do material genético recolhido, mostraram que essas 99 pessoas tinham 90% de seu DNA semelhante ao dos povos antigos.

Com esse estudo, os cientistas mostraram que o povo do Líbano descende dos Cananeus. Isso afasta a hipóteses de os Cananeus terem sido exterminados, como algumas pessoas acreditavam. Para os cientistas, se esse povo tivesse sido exterminado, eles não teriam conseguido passar seus genes adiante para a população atual.

Mesmo assim, os cientistas não descartam a possiblidades do extermínio dos Cananeus, conforme descrito na Bíblia no livro de Josué 6:21. Para os pesquisadores, os Cananeus eram um grupo cujas pessoas viviam em um grande território, sendo possível que o relato bíblico se refira a um grupo especifico de Cananeus.

Um fato curioso é que os libaneses, que são descendentes dos Cananeus, são até hoje um dos inimigos de Israel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *