Buraco negro gigantesco engole uma estrela todos os dias

Astrônomos descobriram um buraco negro particularmente ganancioso ha 12 bilhões de anos-luz daqui. Come estrelas e cresce mais rápido que qualquer outro buraco negro conhecido.

Parece estranho chamar um buraco negro de “luz”. No entanto, essa palavra descreve melhor um buraco negro descoberto recentemente.

O buraco negro até brilha tanto que irradiaria a luz de todas as estrelas no céu e a lua cheia até a coroa esfaquearia se estivesse no centro de nossa galáxia, a Via Láctea.

O monstro supermassivo é o buraco negro mais rápido em crescimento que conhecemos. Come as estrelas ao seu redor em uma velocidade impressionante: a cada dois dias engole o equivalente ao nosso sol.

 

A massa de 20 bilhões de sóis

destruição de estrelas

O buraco negro em si não produz luz, mas forma o centro do chamado quasar: uma nuvem de gases extremamente quente e em forma de disco. Os gases giram ao redor do buraco a uma alta velocidade, e a energia cinética que é criada dessa maneira é convertida em calor e luz.

Os cientistas acreditam que o buraco negro ganancioso está crescendo tão rápido que a luz que ele produz é milhares de vezes mais brilhante que a das galáxias.

A massa do buraco negro corresponde a 20 bilhões de vezes a do sol.

 

Buraco Negro mataria tudo

Embora o buraco negro parecesse impressionante no céu, devemos ficar contentes por podermos vê-lo apenas através de um grande telescópio.

A radiação dos raios X do quasar é tão poderosa que toda a vida em nossa galáxia seria erradicada.

É, portanto, muito bom que o buraco negro esteja localizado a 12 bilhões de anos-luz de distância. A luz leva 12 bilhões de anos para chegar até nós, e por isso oferece uma janela para os jovens anos do universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *