Benefícios do beijo para sua saúde

Você consegue pensar em benefícios do beijo para nossa saúde?

Beijar pode ser a maneira mais primitiva de expressar afeto com outras pessoas e até com animais. Nós beijamos bebês em seus rostos gordinhos adoráveis, amigos nas bochechas e amantes nos lábios, em demonstração de nossos sentimentos e desejo de proximidade.

O beijo pode ser um dos primeiros mecanismos evolutivos de ligação social. Embora haja muitos prazeres óbvios nesse ato, há também alguns benefícios ​​para a saúde.

A ciência está do lado do Cupido: vários estudos sugerem que o beijo pode fazer de tudo, desde ajudar a queimar calorias até deixá-lo de bom humor.

Confira estes 10 benefícios do beijo

beijar emagrece

1 – Beijar te deixa mais feliz

Um dos benefícios do beijo mais óbvios é o prazer que ele nos causa. Mas vamos explicar do ponto de vista químico, como isso acontece. Beijar estimula seu cérebro a liberar substâncias químicas boas, como serotonina, dopamina e ocitocina.

Essas substancias são importantes não apenas para te deixar mais feliz, mas também pode ajudar a fortalecer o seu relacionamento. Curiosamente, beijar ativa as mesmas áreas em seu cérebro ligadas a recompensa e vício.

2 – Saúde dos dentes

Pode até parecer estranho, mas um dos benefícios do beijo, é a saúde dos dentes. Beijar leva ao aumento da produção de saliva, o que ajuda nossos dentes a se livrar de bactérias nocivas.

Melhor ainda, alguns especialistas acreditam que os íons minerais da saliva podem promover o reparo de pequenas lesões no esmalte dos dentes (embora a higiene bucal continue sendo fundamental).

3 – Reduz o estresse

vantagens de beijar

De acordo com estudos, a troca de afetos, incluindo o beijo, protege o indivíduo contra os efeitos fisiológicos do estresse. Os pesquisadores descobriram que a afeição expressa, onde o beijo é um excelente exemplo, estava diretamente relacionada à diminuição do cortisol, (hormônio do estresse), ao longo do dia.

4 – Aumenta a imunidade

Quando você beija alguém nos lábios, acaba trocando bactérias com a outra pessoa. Isso pode tanto te causar doenças, como pode melhorar sua imunidade, ao expô-lo a novos germes que podem ajudar na sua resposta imunológica.

Um estudo de 2014 publicado na revista Microbiome, descobriu que os casais que se beijavam frequentemente, tinham maior probabilidade de compartilhar a mesma microbiota em sua saliva e na superfície da língua.

5 – Reduz a pressão arterial

O beijo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea.

6 – Diminui as dores

vantagens do beijo para saúde

Depois de um dia de trabalho puxado e sentado na mesma posição por horas, a dor no corpo é natural. Mas você não precisa ficar mais tomando analgésicos. Em vez disso, vá até sua namorada e a beije apaixonadamente.

O efeito de dilatação dos vasos sanguíneos também ajuda a aliviar a dor, particularmente a dor de cabeça.

7 – Queima calorias

Claro que não dá para comparar meia hora de beijo com meia hora de esteira. Mas longos beijos ajudam seu corpo a queimar algumas poucas calorias. Enquanto um beijo “simples” queima apenas uma ou duas calorias, o beijo da língua usa todos os músculos do seu rosto e pode queimar até 26 calorias por minuto.

Então quando não estiver malhando e sim beijando, saberás que algumas calorias estão sendo queimadas também.

8 – Fortalece os músculos faciais  

Esse é mais um dos bons benefícios do beijo que você pode apreciar. E como grande parte das pessoas sonham em ter um corpo mais bonito, essa é uma forma de exercitar os mais de 30 músculos faciais envolvidos na hora do beijo.

9 – Aumenta a expectativa de vida

Alguns estudos mostraram que beijar seu parceiro diariamente pode aumentar seu tempo de vida em até cinco anos. Esses estudos se concentraram em homens casados, ​​que dão um beijo nas esposas todas as manhãs antes de saírem para o trabalho.

 10 – Saúde do coração

beijo coração

Sim, beijar é bom para o coração, não apenas no sentido romântico, mas também é bom para a saúde desse órgão. De fato, quanto mais você beija, menor é a chance de ter pressão alta e colesterol alto. Isto é devido principalmente ao fato de que o beijo diminui o estresse e melhora a satisfação geral em seu relacionamento.

Agora que você conhece esses 10 benefícios do beijo para a saúde, que tal pensar em beijar alguém?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *