As 10 maiores religiões do mundo

De onde viemos, por que existimos? Para onde iremos depois da morte? Existe um Deus que está interessado em nós… Essas indagações fazem parte de todas as culturas ao redor do mundo. Por esse motivo, existem as religiões que trazem essas e outras respostas. A religião é uma maneira de considerar a relação entre o homem e o divino (ou os divinos). Mas qual a religião com maior número de seguidores? E quais as maiores religiões?

Descubra agora as 10 maiores religiões do mundo.

1 –  Cristianismo

religião cristã

O cristianismo é a maior religião do mundo, com 2,2 bilhões de adeptos. Apesar do crescimento de outras religiões, o cristianismo continua no topo da lista. Nos últimos 100 anos a religião cristã perdeu muitos adeptos na Europa. No entanto o número de cristãos aumentou no continente africano.

O cristianismo é uma religião monoteísta que está enraizada no judaísmo (cristãos e judeus acreditam no mesmo Deus). Os cristãos acreditam que Jesus o Salvador, ou “Messias”, nasceu e prometeu salvar a humanidade de seus pecados.

2 – Islamismo

muçulmano

Com 1,6 bilhões de seguidores, o islamismo é a segunda maior religião do mundo. Tal como o cristianismo, o islamismo é uma religião monoteísta. A origem do islamismo começa com Maomé no século VII, quando esse profeta recebeu a orientação de um anjo, para que ele criasse uma nova religião. Aí nascia o islamismo e, a partir desse momento a nova religião cresceu rapidamente na península arábica.

Aquele que é seguidor das orientações do islamismo é chamado de mulçumano, e tem como livro guia o alcorão e, segundo esse livro, Alá é o único Deus.

3 – Hinduísmo

imagem dos deuses hinduista

Com 900 milhões de adeptos, o hinduísmo ocupa a terceira colocação e, é considerado por muitos como a religião mais antiga existente. O hinduísmo é baseado em antigos escritos Veda e inclui crenças como yoga, renascimento, meditação e vegetarianismo.

Algumas práticas hinduístas vêm sendo realizadas no Ocidente, como a ioga e o interesse pelos chakras humanos.

4 – Budismo

curiosidades interessantes

Os budistas seguem as filosofias de Buda (título que recebeu Sidharta Gautama), um príncipe indiano. Buda significa “o iluminado” e refere-se ao fato de que os budistas tentam obter iluminação em suas vidas. Buda construiu seus ensinamentos em meio a uma sociedade hinduísta, de modo que o budismo é uma variante ou descendência do hinduísmo.

Hoje, cerca de 7% do mundo pratica alguma forma de budismo, tornando-se a quarta maior religião do mundo, com cerca de 500 milhões de adeptos em todo o planeta. O budismo é tanto uma religião quanto uma filosofia, que busca alcançar a liberdade da ignorância, apego material e raiva, praticando o nobre caminho óctuplo, tudo em busca de um estado sublime chamado nirvana.

Leia também:

5 – Xintoísmo

maiores religiões do planeta

O xintoísmo é uma fé do povo japonês que busca limpar sua alma e obter paz interior, relacionando-se com a sabedoria do passado, praticando muitas formas de adoração e contemplação. O xintoísmo inclui muitas lendas japonesas sobre a criação do mundo e os sábios do passado.

O número de xintoístas é de 104 milhões de seguidores, que fazem suas adorações em um dos mais de 80.000 santuários existentes no Japão. Os estilos tradicionais japoneses de vestir, dançar e rituais também estão enraizados nos costumes xintoístas.

6 – Sikhismo

religiões da índia

Apesar de pouco conhecida, o sikhismo é a sexta maior religião do mundo, com cerca de 28 milhões de adeptos. Essa religião é relativamente nova, tendo sido criada no século 15. O sikhismo é uma fé monoteísta, que surgiu e permaneceu concentrada na região do Punjabi, que atravessa o norte da Índia e o leste do Paquistão.

O livro sagrado dessa religião é o Guru Granth Sahib. As pessoas acreditam em um único Deus que criou o mundo e controla tudo.

7 – Judaísmo

judaísmo é uma fé antiga

O judaísmo é uma das mais antigas religiões monoteístas do mundo. Está entre os primeiros grupos étnicos religiosos a se afastar da idolatria ou do paganismo, indo em direção ao reconhecimento de uma única divindade. O número de adeptos do judaísmo nos dias de hoje é de 15 milhões de fiéis.

Acredita-se que o judaísmo começou com Abraão, um homem que viveu na terra de Canaã. Assim, Abraão é visto não apenas como o primeiro profeta do judaísmo, mas também das crenças cristãs e islâmicas que surgiram da tradição judaica. A fé judaica é baseada em um pacto entre Abraão e Deus, no qual o homem renunciaria à idolatria e aceitou a Deus como a única autoridade.

8 – Espiritismo

Allan Kardec

O espiritismo é uma filosofia espiritualista criada por Allan Kardec. O espiritismo sugere um estudo da natureza, origem e destino dos espíritos e sua relação com o mundo corpóreo. As ideias de reencarnação ganharam o mundo após a publicação do livro dos espíritos de Allan Kardec em 1857. O número de espiritas em todo o mundo é de aproximadamente 13 milhões de pessoas. O Brasil é o país com o maior número de espiritas, com 1,3% da população sendo seguidores dessa doutrina.

9 – Jainismo

curiosidades das religiões

O jainismo é uma religião indiana que conta com 10 milhões de adeptos. O jainismo é uma das mais antigas religiões indianas, ao lado do hinduísmo e do budismo. Ensina um caminho de autodisciplina, ascetismo e não-violência, que é o princípio mais fundamental da religião.

Seguidores do jainismo são chamados de jainistas. Eles buscam o desenvolvimento espiritual através do cultivo da sabedoria pessoal e do autocontrole. O jainismo rejeita a ideia de um deus criador ou destruidor. Em vez disso, os jainistas acreditam em um universo eterno, um que nunca foi criado e nunca deixará de existir.

10 – A Fé Bahá’í

fe bahai principios

A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta que conta com 7 milhões de adeptos e foi fundada no século XIX pelo profeta Bahá’u’lláh no Irã. Os bahá’ís acreditam que todos os profetas e mensageiros da história foram enviados pelo mesmo Deus. Este único Deus tem sido chamado de muitos nomes ao longo dos séculos, e todas as religiões do mundo vêm dessa mesma divindade. Todos os deuses são o mesmo Deus, todas as religiões são uma só, e toda a humanidade está unida.

Esta é uma lista com as 10 maiores religiões do mundo. Se você conhece outras religiões que não foram citadas, conte para nós nos comentários.

1 Comment

  1. Meus amiguinhos, que interessante! Já compartilhei esse post em todos os grupos que estou, as mulheres precisam muito ver essa maravilha! Parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *