Conheça as 10 cobras mais venenosas do mundo

Muitas pessoas se interessam em saber quais as cobras mais venenosas que existem por aí. Por esse motivo, vamos te mostrar as 10 serpentes mais venenosas que se conhece hoje.

As cobras são provavelmente os animais mais temidos do mundo, e isso é fácil de entender, porque as cobras são bastante assustadoras. Um passo errado na floresta poderia ser o seu fim.

Não temeríamos muito as cobras se elas não tivessem qualidades predatórias. Algumas serpentes cospem veneno mortal, enquanto outras tem veneno o suficiente para matar até 100 pessoas ou mais. Cerca de 25% da população total das cobras é classificada como venenosa. Então, agora, estamos trazendo uma lista das 10 cobras mais venenosas do mundo.

 

10 – Cobra cascavel

cobra cascavel é venenosa

 

Cascavéis são uma das espécies mais comuns de cobras na América do Norte e do Sul. Essa espécie de cobra é responsável por um grande número de acidentes, onde muitas vezes chega a ser fatal.

Se você se aproximar de uma dessas cobras, mesmo sem as ver, com certeza ela vai te avisar para se afastar. A cascavel possui na ponta da calda, um chocalho, que serve também para avisa-lo que ela está ali e que é melhor você se afastar.

A cascavel pode atingir os dois metros de comprimento. Complicações proteolíticas, neurológicas e hemorrágicas podem acontecer quando alguém é picado por essa cobra.

 

 

9 – Cobra da morte

pesquisa sobre cobras

O nome já fala por si só. Popularmente conhecida por cobra da morte, na Austrália, onde ela é encontrada, essa serpente tem uma mordida altamente letal. É uma cobra pequena e grossa, geralmente com no máximo 1 metro de comprimento.

Sua cor é predominantemente marrom ou cinza e é comumente encontrada em florestas e pastagens, onde sua coloração escura e listras variadas ajudam a camuflá-la entre as folhas, onde fica à espera de uma presa.

Ela tem uma das mordidas mais perigosas do mundo, já que seu veneno é uma neurotoxina. Isso significa que se você for mordido por essa cobra, você ficará completamente paralisado dentro de 6 horas, seu sistema respiratório vai parar e você morre.

Os sintomas não são imediatos, o que significa que você terá tempo para procurar ajuda medica. E uma boa notícia é que o soro contra o veneno dessa serpente funciona muito bem.

 

8 – Víbora

cobras venenosas

As víboras são encontradas na maior parte do mundo, mas, sem dúvida, as mais venenosas são as encontradas principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central, especificamente na Índia, China e Sudeste Asiático.

Elas são vistas geralmente a noite ou depois de uma chuva forte e são incrivelmente rápidas. Os sintomas do veneno dessa cobra começam, na maioria das vezes, no lugar onde ela mordeu. O sangramento da gengiva é bastante comum quando uma pessoa é picada pela víbora.

Há uma queda na pressão artéria, bem como nos batimentos cardíacos. No local da picada aparecem bolhas e um inchaço, vômitos e inchaço facial, ocorrem em um terço dos casos. A dor é intensa e dura por dias após a mordida.

 

7 – Cobra filipina

as cobras

A nossa lista das cobras mais venenosas do mundo, traz serpentes com grande poder de matar com uma picada. Mas, a cobra filipina não precisa encostar na sua vítima para começar a matá-la. Essas cobras são capazes de cuspir até três metros e caso o veneno atinja os olhos a pessoa fica cega. Isso significa que, se você se deparar com uma delas, provavelmente estará em apuros.

Como o nome sugere, elas são nativas das Filipinas, onde são temidas e conhecidas por serem responsáveis ​​por um grande número de picadas que levam a morte.  Uma cobra relativamente pequena, tem em média um metro de comprimento.

A mordida causa apenas um dano mínimo no tecido. As neurotoxinas interrompem a transmissão de sinais nervosos, ligando-se às junções neuromusculares próximas aos músculos. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, tontura, colapso e convulsões.

 

6 –  krait azul

foto cobra

Você pode não ter ouvido falar dessa cobra, mas elas são um dos répteis mais perigosos do planeta. Encontradas em todo o Sudeste Asiático e na Indonésia, 50% das mordidas da Krait Azul são fatais, mesmo com a administração de soro antiofídico.

A krait azul são consideradas canibais, pois são propensas a caçar outras cobras e até mesmo as da sua própria espécie. Essas lindas cobras podem chegar a mais de 1,5 metro de comprimento.

Elas gostam de viver em terreno plano e são frequentemente encontradas escondidas em plantações de arroz, o que as tornam um perigo real para muitos trabalhadores agrícolas.

Elas acordam durante a noite e são bastante tímidas, preferindo não lutar quando ameaçadas. Seu veneno de neurotoxina é extremamente letal e os sintomas se aparecem rapidamente.

Ao longo das horas após uma mordida, a vítima sofrerá de paralisia muscular, problemas respiratórios, ataques cardíacos e, normalmente entra em coma. Se não tratada, a morte acontecerá entre 12 e 24 horas após a mordida.

Felizmente suas mordidas são raras. Esta é provavelmente uma coisa boa, sendo que antes do antiofídico, havia uma taxa de morte de 85% dos casos.

 

5 – Mamba negra

cobras mais perigosas

A temida Mamba negra é encontrada em muitas partes do continente africano. Elas são as cobras mais rápidas do mundo, com a capacidade de se mover até 20 km / h. São agressivas e atacam com grande precisão, com a possibilidade de atacar de novo e de novo, chegando a atacar 12 vezes a mesma vítima.

A vítima de uma mordida da Mamba negra, começará a sentir um formigamento por todo o corpo. Problemas na visão se desenvolverá e a mente ficará muito confusa. A vítima fica incapaz de controlar seus músculos.

Se a vítima não receber atendimento médico, os sintomas evoluem rapidamente para dor abdominal intensa, náusea e vômito, palidez, choque, nefrotoxicidade, cardiotoxicidade e paralisia.

Eventualmente, a vítima tem convulsões, parada respiratória, coma e depois a morte. Sem o soro antiofídico, a possibilidade de morte é quase 100%. Dependendo da natureza da mordida, a morte pode acontecer a qualquer momento, entre 15 minutos e 3 horas.

 

4 – Cobra marrom oriental

especies de cobras venenosas

A cobra marrom prefere viver entre as áreas povoadas da Austrália e se move rapidamente. É agressiva e pode até perseguir sua presa e atacá-la repetidas vezes. Seu tamanho pode atingir os 2 metros de comprimento.

O veneno tem neurotoxinas e coagulantes do sangue, causando diarreia, convulsões, insuficiência renal, paralisia e ataques cardíacos, tornando-se extremamente letal. Elas geralmente só reagem ao movimento e, muitas vezes, muitas de suas mordidas não contêm veneno.

No entanto uma picada com veneno dessa cobra, tem a capacidade de matar até 100 homens.

 

3 – Serpente tigre

cobras mortais

A cobra tigre é nativa da Austrália e da Tasmânia e expelem veneno nefrotóxico grave. Uma pessoa mordida por um cobra tigre, pode morrer dentro de 30 minutos.

As cobras tigre são agressivas apenas quando se sentem ameaçadas diretamente, como se estivessem encurraladas. No entanto, se você a encontrar e não fizer nada, com certeza ela vai fugir.

Mas, se você for picado por uma cobra tigre, os sintomas são: formigamento, dor localizada na região do pescoço e do pé, sudorese e dormência, seguidos por dificuldades respiratórias e paralisia.

  

2 – Taipan do interior  

10 cobras mais venenosas do mundo

Taipan australiano é uma das cobras mais venenosas da Austrália. As cobras Taipan pertencem à família elapid do gênero Oxyuranus. Elas são conhecidas por serem rápidas, grandes e venenosas.

O veneno da picada dessa serpente pode matar até 100 homens adultos. No ano de 1956 o soro contra a picada dessa cobra foi produzido pela primeira vez, mesmo assim, muitas pessoas ainda morrem com a picada dessa cobra, ainda que tomem o soro antiofídico.

Caso alguém seja vítima de picada, deve procurar socorro o mais rápido possível, uma vez que seu efeito pode matar uma pessoa dentro de meia hora.

O efeito de seu veneno afeta o sistema nervoso, levando à completa paralisia, incluindo os pulmões. O veneno também evita a coagulação do sangue, o que causa hemorragia interna.

 

1 – Serpente marinha de bico

taipan cobra

Chegamos finalmente a cobra mais venenosa do mundo. Essa serpente marinha é encontrada nas águas do norte da Austrália e sudeste da Ásia.

Elas são criaturas dóceis por natureza e na maior parte das picadas elas não liberam seu veneno. No entanto, alguns miligramas são fortes o suficiente para matar 1000 pessoas. Quando liberam seu veneno, sua mordida é dolorosa e à medida que seu veneno entra no corpo a vítima começa a agonizar devagar e dolorosamente.

Os efeitos incluem dor muscular, paralisia, vômitos, dor nas articulações e dificuldade para engolir. O tratamento médico deve ser procurado o mais rápido possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *