A Terra está se afastando do sol

Uma das coisas que afetam a distância entre a terra e o sol é a maré. Por causa do efeito de maré, a terra sempre muda sua órbita ao redor do sol. O efeito não é muito grande, porque a Terra só se move um micrômetro do sol a cada ano. Em um milhão de anos, a diferença aumentará para um metro, mas como a distância ao sol é de 150 milhões de quilômetros, não percebemos isso.

 

O sol perde 4,6 milhões de toneladas de massa por segundo

sol emitindo radiação

Mas ainda há algo que faz a distância entre o sol e a terra aumentar. O sol está perdendo massa constantemente, porque obtém sua energia através de uma fusão nuclear; massa é convertida em energia. O sol perde aproximadamente 4,6 milhões de toneladas de massa por segundo.

Isso parece muito, mas não chega à massa do sol, que é de 1.989 x 10 ^ 30 quilos. Durante a sua vida, o sol perde apenas 0,1% da sua massa.

Essa perda, no entanto, afeta a órbita da Terra, porque a gravidade do sol continua a diminuir. A distância da terra ao sol é, portanto, pelo menos 10 centímetros maior a cada ano, o que tem milhares de vezes mais efeito que o efeito de maré.

Como resultado desta perda, a Terra não pode ser puxada para o sol a longo prazo, caso nossa estrela se transforme em uma estrela gigante vermelha daqui há cinco bilhões de anos e engolir Mercúrio e Vênus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *