As 7 maravilhas do mundo antigo: Veja como era cada uma

Milhares de anos atrás surgiram muitas civilizações. Cada civilização edificou obras de artes e construções que desafiam a tecnologia dos dias de hoje. As 7 maravilhas do mundo antigo são consideras grandes realizações humanas, que mostram que mesmo há milhares de anos, o ser humano já tinha um enorme conhecimento em engenharia.

Por ação da natureza, ou mesmo pelas mãos do homem, 6 das 7 maravilhas infelizmente já não existem. Apenas uma sobreviveu até os nossos dias. No entanto, ao analisar documentos históricos é possível imaginar como essas construções eram.

Neste artigo vamos lhe mostrar as 7 maravilhas do mundo antigo e suas características. Acompanhe!

1 – A grande pirâmide de Gizé

construção da antiguidade

As margens do rio Nilo, a civilização egípcia se desenvolveu e realizou grandes construções. Uma delas, a grande pirâmide de Gizé, que é a única construção dentre as 7 que permanecem em pé atualmente.

A grande pirâmide foi construída com enormes blocos de perdas, por volta do ano 2.600 a.C. e, como o próprio nome sugere, ela é muito grande e solene. Sua área é de aproximadamente 53.000 metros quadrados, tendo sido necessário cerca de 2 milhões de blocos de perdas, pesando entre 2 e 30 toneladas cada.

Um fato que causa muitos questionamentos, é o fato de uma construção tão grande ter sido feita sem o uso de equipamentos de tecnologia como os usados hoje. Os blocos de pedras têm forma simétricas, que surpreende muito os pesquisadores e desafiam a engenharia moderna.

Veja também:

10 curiosidades do antigo Egito que você precisa conhecer

2 – A estátua de Zeus

estatua gigante de zeus

A estátua de Zeus foi construída pelo escultor ateniense Fadias, em meados do séc. V a.C., no templo de Zeus em Olímpia. A estátua tinha a forma de um ser divino, sentado em um trono, sendo decorada com ouro, marfim e outras joias. A imagem de Zeus media cerca de 13 metros, e sua cabeça chegava ao teto do templo.

Por mais de oito séculos a estátua de Zeus foi um símbolo para seu povo, até que no sec. V da nossa era, ela foi supostamente levada para Constantinopla, onde dizem que foi destruída.

3 – O templo de Ártemis

templo grego

O Templo de Ártemis em Éfeso foi construído para homenagear a deusa Ártemis. Este local que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo, foi construído na antiga cidade de Éfeso, onde hoje se localiza a Turquia.

Ele teve que ser reconstruído pelo menos três vezes devido a incêndios, inundações e uma multidão que estava determinada a destruí-lo. Cada vez que foi reconstruído, tornou-se maior e mais bonito.

Se você visitar o loca hoje, só poderá ver as ruínas dos alicerces desta maravilhosa construção da Era Helenística, inteiramente feita de mármore. Infelizmente, as ruínas do Templo de Ártemis foram saqueadas, com o mármore sendo levado para outros edifícios na área.

4 – Farol de Alexandria

farol na cidades de alexandria

Entre as 7 maravilhas do mundo antigo, o farol de Alexandria é a construção mais recente. O farol foi construído durante o reinado de Ptolomeu I do Egito, um comandante de Alexandre, o Grande, que assumiu o controle do Egito após a morte de Alexandre. O Farol de Alexandria foi construído na ilha de Faros, na costa de Alexandria, no Egito.

O Farol era uma verdadeira maravilha em arquitetura e engenharia, tendo semelhanças com os modernos arranha-céus. Mediu o equivalente a um edifício de 40 andares. Os gregos ficaram tão impressionados com isso, que o incluíram como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

5 – Os jardins suspensos da Babilônia

curiosidades da babilonia

Os Jardins Suspensos foram descritos como uma notável façanha de engenharia: uma série crescente de jardins em camadas, contendo todo tipo de árvores, arbustos e trepadeiras. Eles foram construídos por Nabucodonosor II por volta de 600 a.C. É relatado que ele construiu os jardins para agradar sua esposa, pois ela sentia falta da paisagem de sua terra natal.

Os Jardins Suspensos eram uma maravilha da engenharia. Ainda é um mistério como a água fluía do rio Eufrates para cima deste oásis exuberante, localizado no meio do deserto. Os jardins teriam sido destruídos por vários terremotos após o século 2 a.C. Muitos pesquisadores questionam se essa construção realmente existiu.

Leia mais:

Onde estão os jardins suspensos da Babilônia

6 – Mausoléu de Halicarnasso

curiosidades interessantes

O Mausoléu de Halicarnasso foi uma estrutura projetada por Pythius de Priene, e Satyros, arquitetos gregos trabalhando em nome da rainha Artemísia. Hoje é considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. O Mausoléu estava localizado no que hoje é conhecido como Bodrum, na Turquia.

A estrutura foi construída por volta de 350 a.C. em homenagem ao falecido Rei da Cidade Mausolo. A obra ficou tão famosa, que o termo mausoléu foi derivado do nome de Mausolo e ainda hoje é usado.

O túmulo que tinha 45 metros de atura, foi construído em uma colina que dava para a cidade. Escadas para o pátio eram acompanhadas por leões feitos de pedra. Os arquitetos incluíram nas paredes da construção muitas imagens mitológicas.

Cada canto do túmulo tem uma escultura de um guerreiro a cavalo, pronto para proteger o túmulo. Atualmente o que existe são apenas as ruinas após guerras, invasões, ataques de saqueadores, terremotos, além das escavações arqueológicas feitas no local.

7 – Colosso de Rodes

estatua gigante do deus hélio

O Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua do deus Hélios, erguido na ilha grega de Rodes, entre 292 e 280 a.C. Era mais ou menos do mesmo tamanho da Estátua da Liberdade em Nova York. Foi uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

O monumento ficava na entrada da ilha, e as embarcações passavam por de baixo da estrutura. Em uma das mãos, havia uma tocha que servia para como farol para as embarcações noturnas. Apesar de não confirmado, há relatos que o rosto da estátua era o de Alexandre, o grande.

O Colosso de Rodes Foi destruído por um terremoto no ano 226 a.C. e caído no mar. Hoje só restam as duas torres que seguravam as pernas da estátua, sendo que no topo de cada torre tem um cervo macho de um lado e uma fêmea do outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *