10 Descobertas da NASA que mudaram sua vida

A National Aeronautics and Space Administration (NASA) ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, é uma agencia criada pelo governo Norte Americano para desenvolver programas de tecnologias, além da exploração do espaço sideral. Existem descobertas da NASA que estão por aí, você talvez até as use, mas provavelmente nem saiba que elas foram criadas por essa agencia. Por isso, resolvemos trazer até você uma lista com 10 descobertas da NASA quem mudaram a vida de muita gente.

1 – Telecomunicação a longa distancia

curiosidades interessantes

Usando cerca de 200 satélites para diversos fins, a NASA desenvolveu essa tecnologia afim de fazer a comunicação tornar-se cada vez melhor. Ao longo do tempo novas tecnologias na área da telecomunicação foram surgindo, cada vez mais avançadas. Nos dias de hoje podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do planeta, usando a tecnologia de vídeo chamada, o que facilita não apenas o trabalho de muitas empresas, mas principalmente a vida das pessoas que precisam se comunicar com quem está muito distante.

2 – Termômetro infravermelho

quais tecnologias foram desenvolvidas com base nessa primeira viagem à lua

A NASA desenvolveu a tecnologia que usa sensores capazes de medir a temperatura a longas distancias. A princípio essa descoberta foi usada para medir a temperatura de estrelas. Com o passar do tempo, isso foi também usado pela medicina para medir a temperatura do nosso corpo, a qual usa sensores infravermelhos que captam a temperatura emitida pelo nosso tímpano. Graças a essa descoberta da NASA, conseguimos nos livrar dos termômetros de mercúrio, que demorava mais tempo para detectar a temperatura do nosso corpo.

3 – Detector de fumaça

curiosidades

O detector de fumaça permite que a fumaça seja detectada evitando um incêndio, reduzindo o prejuízo material e até evitando mortes. Essa tecnologia é bastante útil, sendo muito usada em empresas ou condomínios por exemplo. A NASA inventou o primeiro detector de fumaça, para que possíveis incêndios fossem evitados na estação espacial, além de detectar gases nocivos que podem pôr em risco a vida dos astronautas.

4 – Lentes resistentes a arranhões

curiosidades da nasa

Para proteger os equipamentos espaciais contra partículas que circulam no espaço, a NASA desenvolveu uma tecnologia resistente a atritos. Graças a isso podemos ter óculos resistentes a arranhões ou mesmo as telas de nossos smartphones. Mas os benefícios dessa tecnologia não se restringem a arranhões. Os óculos que usam esse tipo de lentes produzem um efeito ente embaçante, o que permite uma melhor experiência com os óculos.

5 – Espuma de memoria

INVENÇÕES QUE AJUDAM A HUMANIDADE

A espuma da memória foi desenvolvida em 1966 pela NASA, para melhorar a segurança das almofadas das aeronaves. A comercialização posterior da espuma incluiu o uso em equipamentos médicos e esportivos, como forros de capacete de futebol americano. Seu uso doméstico mais comum são colchões, travesseiros, sapatos e cobertores. Suas propriedades de retenção de calor podem ajudar pessoas que sofrem com dores e precisam de calor adicional para ajuda a diminuir a dor.

Leia também:

6 – Ferramentas sem fio

fatos sobre a nasa

Antes de aterrissar na Lua, a NASA precisava desenvolver equipamentos portáteis, para que os astronautas pudessem manusear com facilidade na hora de escavar a superfície lunar. Pensando nisso, a Agencia Norte Americana juntamente com a e a Black and Decker, inventaram uma furadeira que usava bateria no lugar de fios elétricos. Passado um tempo essa invenção passou a ser comercializada, e hoje é uma ferramenta mais pratica que aquelas que precisam ser ligadas em um fio na tomada.

7 – Filtros de água

invenções da nasa

Não estamos falando daqueles filtros de barro usados já há muito tempo. Essa invenção da NASA, é na verdade um filtro que usa carvão ativado para filtrar a água através de um processo químico pelo qual os poluentes são barrados na filtragem. Como os astronautas precisam de água limpa no espaço, a NASA desenvolveu esse filtro com carvão ativado, que contém íons para neutralizar os patógenos na água.

8 – Comida Liofilizada

COMIDA DESIDRATADA

Sem essa invenção seria bem difícil suprir a demanda de alimentos para os astronautas que estão no espaço. Por esse motivo, a NASA juntamente com Nestlé, desenvolveram a liofilização, um processo pelo qual os alimentos são desidratados. Essa técnica facilitou o transporte de mantimentos para aqueles que estão em orbita, afinal os alimentos que recebem esse tratamento retêm 98% do seu valor nutricional e pesam apenas 20% do seu peso original. As aplicações comerciais dessa tecnologia nos dias de hoje são enormes.

9 – Membros artificiais 

DESCOBERTAS DA NASA PARA A MEDICINA

Os avanços em sistemas artificiais para uso em atividades espaciais e extra veiculares da NASA, permitiram o desenvolvimento de membros artificiais sofisticados. A tecnologia da NASA está sendo usada por empresas especializadas, para criar membros artificiais mais funcionais e dinâmicos. O desenvolvimento e inovação de membros artificiais tem permitido que vítimas de várias doenças e acidentes, possam realizar tarefas diárias, como caminhar ou pegar coisas.

 10 – Equipamentos de combate a incêndio

bombeiro apagando fogo

Boa parte dos equipamentos usados no combate a incêndio nos Estados unidos, foram criados com base em projetos da NASA, que usam materiais leves, que foram desenvolvidos a princípio para o uso em programas espaciais. Em parceria com a NASA, uma empresa desenvolveu diversos equipamentos feitos com materiais usados na carcaça de foguetes. Por serem materiais mais leves, isso facilita o trabalho dos bombeiros na hora do combate a incêndios.

E você o que achou dessas descobertas? Se conhece outras invenções feitas pela NASA, conte para nós aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *