10 animais mais rápidos do mundo

Antes de conhecermos os animais mais rápidos do mundo, vamos ver qual o homem mais rápido?

O ex-velocista jamaicano Usain Bolt, marca recordes de velocidade que chegam na média de 40 km/h. Anos de treino levaram o atleta a atingir os recordes mundiais de velocidade entre os homens.

Mas e os animais? A que velocidades podem chegar? Hoje vamos conhecer os 10 animais mais rápidos do mundo, você vai ver que alguns animais podem ser extremamente rápidos.

O primeiro lugar chega a uma velocidade de 320 km/h!

10ª posição – Zebra 64 km/h

curiosidades interessantes sobre animais

Os animais selvagens que ocupam a 10ª posição entre os 10 animais mais rápidos do mundo são as zebras.

São alvos de constantes ataques de leoas nas savanas africanas e precisam ser extremamente rápidas para fugir dos seus principais predadores.

As zebras são animais que andam em bandos e sempre rodeadas, não são presas fáceis devido a velocidade que elas conseguem alcançar, uma zebra adulta é capaz de atingir a velocidade de 64 km/h.

9ª posição – Coiote 69 km/h

animais mais rapidos do mundo

Os coiotes são animais que pertence à família dos canídeos, são bem comuns nas regiões da América do Norte. Estes animais são predadores natos, suas presas costumam ser lebres e veados, entre outros animais menores.

Além disso, os coiotes são muito velozes e podem alcançar a velocidade de 69 km/h. Os coiotes podem se alimentar também de frutas e carniça.

8ª posição – Pato-Eider 76 km/h

curiosidades interessantes

Entre animais terrestres, marinho e as aves, a 8ª posição fica com uma ave, o Pato-Eider.

Essa ave pode atingir uma velocidade de até 76 km/h nos seus voos e rasantes, costumam viver a maior parte do tempo sobre oceanos, caçando peixes e animais marinhos.

Esses patos atingem a velocidade máxima em seus voos nas datas de imigração devido ao inverno, onde procuram outras regiões mais quentes para habitar.

7ª posição – Gnu 80 km/h

animais velozes

Os gnus são animais muito grandes e pesados, apesar disso, estão na nossa lista dos 10 animais mais rápidos do mundo.

Pertencem à família dos antílopes, e são registrados dentro da lista dos maiores mamíferos africanos. Um gnu adulto pode chegar a pesar até 270 quilos, e mesmo sendo tão grande um gnu adulto pode chegar a uma velocidade de até 80 km/h.

Essa velocidade incrível se desenvolveu como característica da espécie porque são presas de predadores muito rápidos, como leopardos e leoas.

Vivem em grupos e se migram grandes distâncias no continente africano, em busca de água e comida.

6ª posição – Leoa 80km/h

velocidade de uma leoa

A lista de 10 animais mais rápidos do mundo tem entre predadores e presas, entre os predadores mais rápidos, as leoas são as mais respeitadas.

Os leões são responsáveis pela proteção e segurança do bando, enquanto as leoas são responsáveis pela sobrevivência, através da caça. São conhecidas como caçadoras natas e chegam a uma alta velocidade em uma distância curta.

Suas principais presas na savana são as zebras e os gnus. São adaptadas a correr muito rápido porque suas presas também são muito velozes.

É interessante que uma leoa adulta pode chegar a pesar 180 quilos e mesmo assim não perde sua agilidade e velocidade, podendo alcançar até 80 km/h.

Leia também:

5ª posição – Gazela-Thompson 80km/h

curiosidades interessantes

As gazelas são animais magros e esbeltos, e são bem comuns nas regiões da savana Africana. Costumam viver em grupos grandes, que podem chegar a bandos de até 50 animais.

Costumam ser animais ágeis e muito velozes, uma gazela adulta pode pesar uma média de 25 quilos e alcançar uma velocidade de até 80 km/h.

Seu porte pequeno facilita suas fugas de predadores ágeis como as leoas e os guepardos.

4ª posição – Antilocapra 98 km/h

animais mais rápidos

Muito parecidos com as gazelas, os antilocapras também são animais pequenos e ágeis que estão presentes na nossa lista de 10 animais mais rápidos do mundo.

Os guepardos foram os predadores mais comuns para um antilocapra antes da chegada do homem ao continente norte-americano.

Eles eram muito comuns, e essa espécie quase foi extinta na época da colonização dos ingleses no continente.

Atualmente o animal é protegido pela lei de proibição de caça. São animais muito ágeis e velozes, um antilocapra adulto pode chegar a atingir a velocidade de 98 km/h.

3ª posição – Agulhão-Vela 110 km/h

peixe espada

O único animal marinho da nossa lista de 10 animais mais rápidos do mundo é o famoso peixe-espada, ou agulhão-vela.

Essa espécie marinha costuma viver nos oceanos tropicais, em regiões mais amenas ou quentes. O agulhão-vela recebeu o nome popular de peixe-espada porque seu focinho possui uma ponta pontiaguda e longa, que lembra uma espada.

Graças ao focinho pontiagudo esses peixes conseguem atingir grandes velocidades dentro do oceano, cortando a pressão da água.

Um peixe-espada adulto pode chegar a alcançar uma média de até 110 km/h.

2ª posição – Guepardo 115 km/h

curiosidades

Outro predador da nossa lista dos 10 animais mais rápidos do mundo é o Guepardo, um predador ágil e veloz.

O guepardo pode atingir a velocidade máxima de até 115 km/h, sendo que ele chega a essa velocidade em questão de poucos segundos. Sua cauda auxilia no equilíbrio e o corpo magro o torna um animal extremamente ágil.

1ª posição – Falcão Peregrino 320 km/h

ave mais rapida

O animal mais rápido entre os 10 animais mais rápidos do mundo é o falcão Peregrino, que deixa os outros animais para trás muito fácil.

Este falcão é o animal mais rápido do mundo, chegando até uma velocidade média de 320 km/h durante sua caça. Para atacar a presa, o falcão peregrino encolhe as asas junto do corpo e mergulha no ar, dessa forma atinge a velocidade incrível de 320 km/h.

Estes falcões vivem na região do Canadá e dos Estados Unidos.

Você conhece mais informações sobre os 10 animais mais rápidos do mundo?

Comente abaixo e compartilhe conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *